Como forma de reforçar a colaboração e a relação com os seus fornecedores nacionais, o Lidl procurou apoiar os seus parceiros durante os tempos de pandemia. Nos primeiros meses de ameaça pelo surto de COVID-19, ao nível do apoio aos seus fornecedores, a cadeia retalhista alemã investiu no reforço da exportação como forma de ajudar os seus parceiros, entre início de Fevereiro e meados de Abril, e como tal também aumentou a compra de frutas e legumes durante os meses de Março e Abril.
O Departamento de Comunicação Corporativa revelou à SCM que já fazia parte da génese do Lidl o apoio à produção nacional, apostando num modelo de parceria a longo prazo, e que durante este tempo de pandemia procuraram apoiá-los e impulsionar a produção nacional. A fonte dá como exemplo de aposta nos mercados externos os citrinos do Algarve, sendo que já tinham iniciado a exportação das laranjas desta região, que nestes dois meses e meio correspondeu a 396 toneladas, ou 21 camiões carregados, para o mercado alemão. “Em Março arrancámos também para o mesmo mercado, com a exportação de limão do Algarve”, revela ainda.
Ao nível das compras a fornecedores foram mais 25% de frutas e legumes que foram compradas entre o terceiro e o quarto mês, quando comparado com o ano anterior. “Estamos conscientes da importância dos nossos compromissos perante um contexto adverso, permanecendo ao lado dos nossos fornecedores, encontrando soluções em conjunto”, comenta ainda o Departamento de Comunicação Corporativa.
Para além disso, permanecem atentos aos seus parceiros, e conta que “temos feito uma análise criteriosa dos nossos fornecedores nacionais, estando particularmente atentos àqueles que apresentam uma maior fragilidade, definindo medidas adicionais de apoio, e respeitando os compromissos previamente estabelecidos”.
Também começaram a trabalhar com outros fornecedores que não eram habituais, no seguimento do apelo feito pelo Ministério da Agricultura para que os retalhistas alimentares associados da APED aumentassem as suas compras a categorias de produto “por forma a garantir o escoamento de pequenos produtores, que viram encerrados os seus canais tradicionais de venda”. Neste sentido incluíram novos produtos no seu portefólio, como foi o caso dos queijos, contando com mais queijos nacionais em loja, e um apoio a seis novos fornecedores de vários pontos do país, que tal como o sector destes produtos também tinham perdido um grande volume de negócio com o fecho temporário do canal HORECA.
“Com o objetivo de promover a qualidade dos produtos locais e impulsionar a economia nacional, estabelecemos também uma parceria exclusiva com a Praxis, empresa familiar sediada em Coimbra e o mais antigo produtor de cerveja artesanal em Portugal – tendo desenvolvido três variedades de cervejas artesanais para este Verão”, revela ainda o Lidl.
“Acreditamos que só este trabalho conjunto e permanente facilitará a superação das adversidades”, conclui a fonte.