Decorreu na sexta-feira, 18 de Setembro, em Sines, uma sessão de apresentação do Plano de Entrada em Produção da JUL II – Piloto APS.
A Janela Única Portuária (versão 2) é a ferramenta profissional para a gestão de informação das escalas de navios e movimentação de mercadorias, no que respeita ao relacionamento entre os representantes dos meios de transporte e cargas, prestadores de serviços e autoridades no porto e foi desenvolvida em parceria com todas as Administrações Portuárias nacionais, agentes económicos presentes nos portos e diferentes autoridades (Aduaneira, Marítima, Fronteira, Saúde e Portuária).

A gestão da informação é um aspecto muito importante na governação da JUPII, pelo que foi implementado um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, certificado no âmbito da Norma ISO/IEC 27001. O sigilo comercial, protecção de dados pessoais e informação sensível é garantido através de regras de desenvolvimento, procedimentos de controlo e sensibilização aos utilizadores e administradores do sistema. O Sistema de Gestão de Segurança de Informação, por seu turno, é periodicamente auditado e está sujeito a um processo de melhoria continua.

De referir que actualmente o Porto de Sines é caracterizado por uma forte intermodalidade marítimo – ferroviária para os tráfegos do hinterland. Neste contexto, a gestão de informação aplicada às escalas de navio sob o conceito de “single window”, foi alargada às escalas de transporte terrestre, com grande ênfase nas escalas de comboio.

A fase inicial do arranque da JUL dar-se-á em paralelo entre os dois sistemas JUP II- JUL, tendo em vista uma transição sólida e segura. Nesta fase, as escalas em operação, continuarão a ser tratadas na JUP II e automaticamente transpostas para a JUL, através de sincronismos automáticos. Durante esta fase haverá uma dupla validação diária de todos os processos. Gradualmente, os processos serão desligados da JUP II e garantidos 100% na JUL.

Actualmente, o tratamento administrativo das cadeias de transporte pode ser totalmente apoiado em suporte electrónico entre o transporte marítimo, o Porto de Sines e os vários actores ao longo do hinterland.