Em parceria com a Assivepe, a STEF introduziu a solução link trailer nos seus camiões de forma a optimizar as suas operações.

José Botelho, Director Comercial da Assivepe, revela à Revista Automotive que “esta entrega de quatro link trailers da marca SOR tem três particularidades: é o primeiro link trailer com rodas simples e com eixo auto-direccional; segundo, é um equipamento de piso duplo, a exemplo dos outros semi-reboques da STEF; terceiro, o link trailer tem capacidade para 19 europaletes, enquanto outros modelos existentes no mercado, comportam apenas 18 europaletes”.

Graças às suas características, o link trailer pode ser utilizado de forma isolada ou pode atrelar mais um semi-reboque através da estrutura dos eixos traseiros que é deslizada para fora da caixa frigorífica, funcionando como uma dolly.

“A STEF em Portugal tem vindo a investir na compra de semi-reboques com piso duplo, onde temos mais de 50% da nossa frota de semi-reboques já equipada com essa característica, numa lógica de optimização do nosso custo por tonelada”, afirma Sérgio Batalha, Director de Projectos Operacionais da STEF Portugal, à Revista Automotive.

Estes equipamentos estão destinados a operações altamente standardizadas e industrializadas, com rotas apenas nacionais nesta fase.

No que diz respeito à redução das emissões de gases associados ao transporte, a STEF está em concordância com o Livro Branco Europeu dos Transportes que tem metas ambiciosas. Estas soluções modulares deverão tornar-se mais comuns pela sua eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Através destes novos equipamentos é possível transportar 104 paletes num único transporte, ou seja, são 66 paletes no semir-eboque e 38 no link trailer. Desta forma conseguem transportar em dois camiões o que transportavam em três, o que significa que retiram da estrada um camião a cada dois conjuntos links trailers que utilizavam nas operações.

“Estimamos uma redução do custo do transporte na ordem dos dois dígitos e uma significativa redução de emissões de CO2 e nos consumos, em cerca de 24%. Este investimento da STEF é mais uma demonstração do seu comprometimento com os clientes, com a nossa sociedade e também com o meio ambiente”, conclui Sérgio Batalha.