A Airbus está a modificar os seus aviões da família A330 e A350, que permitirá instalar paletes de carga directamente nos trilhos dos assentos da classe económica, que são removidos, avançou a Cargonewswire.

Esta alteração vem auxiliar a continuidade do negócio das companhias aéreas e também responder à escassez generalizada de capacidade de carga nos porões, além de permitir dar resposta às necessidades de voos humanitários transportarem equipamentos médicos e outros produtos de primeira necessidade, onde são mais precisos, neste período de pandemia.

Esta modificação é apresentada aos operadores como parte do pacote Airbus Service Bulletin (SB). Ao abrigo deste acordo a Airbus define o âmbito dos trabalhos de engenharia e fica também responsável pelo processo de obtenção do certificado específico da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA). O pacote de serviços inclui a retirada dos assentos e dos sistemas de entretenimento a bordo (IFE), a instalação das paletes de carga e dos equipamentos de segurança e a reinstalação dos elementos originais das cabines de passageiros para o regresso às operações com passageiros. Segundo a mesma fonte, o pacote Airbus SB estará disponível também depois da pandemia da COVID-19.