A empresa de conservas Poveira está a investir 20 milhões de euros numa nova fábrica na região Norte do país, em Laúndos, na Póvoa de Varzim, onde procura lançar novos produtos e reforçar a aposta no atum dedicado à exportação. O terreno de 15 mil metros quadrados fica colado às suas actuais instalações, sendo que a nova fábrica irá abraçar o projecto das latas de atum redondas, como o mercado internacional assim o exige.
António Cunha, presidente-executivo da Poveira, comenta ao Expresso que este mês irá aumentar de 300 mil latas diárias para 500 mil, com o acréscimo de uma nova linha de produção, mas que com a nova fábrica irá atingir os 2 milhões, “no mesmo patamar das maiores produtoras da Galiza, nos 700 milhões de latas por ano”.
“Estamos a trabalhar muito, até porque o consumo em Março deu um salto enorme e nós triplicámos a produção”, comenta o responsável à fonte.
Actualmente, a quota exportadora da empresa encontra-se nos 45%, distribuída por 30 mercados, destacando os EUA, Áustria, Alemanha, Espanha e Itália, mas irá aumentar com a chegada da nova fábrica.
O projecto foi antecipado para este mês e deverá estar concluído entre o final do ano e Março de 2021. No ano passado terminou o ano com uma facturação de 25 milhões de euros, que pretende duplicar até ao final do ano, e com a chegada da nova fábrica aproximar-se dos 100 milhões.