A Lusa noticiou que a Comissão Europeia deu na quarta-feira luz verde a um pacote de medidas de apoio à agricultura, com o intuito de mitigar os efeitos da crise provocados pela pandemia.

A União Europeia (UE) irá assumir os custos da armazenagem privada de lacticínios e de carne. Esta medida permite aos produtores darem conta do excesso de oferta no mercado com o retirar de circulação de produtos entre um período de dois a três meses e de cinco a seis meses.

A UE autorizou ainda medidas de auto-organização do mercado pelos produtores dos sectores mais afectados, frutas e produtos hortícolas, azeite, apicultura e vinho. A agência Lusa refere que a medida permite “reorientação de fundos para medidas prioritárias de gestão da crise nestes sectores”. Também foram derrogadas excepcionalmente regras da concorrência europeia, permitindo que os sectores dos laticínios, da floricultura e das batatas articulem medidas colectivas para estabilizar os mercados, o que passa pela retiradas dos produtos do mercado ou financiando o armazenamento privado.