Segundo a Jaggaer, após a pandemia de Covid-19 que abala o mundo, as empresas passarão a apostar ainda mais no digital do que anteriormente, resultado das interrupções inesperadas na cadeia de fornecimento, e considera que em muitas delas já existiam estes riscos, mas que só agora se revelaram.

Carlos Tur, country manager para Espanha e Portugal, comenta que “a situação de confinamento que estamos a enfrentar, tanto em Portugal como em Espanha, está a assumir uma interrupção temporária na actividade económica de muitas empresas, é necessário a superação do coronavírus quanto antes”, e acredita que após esta experiência as empresas irão acelerar a digitalização dos seus processos de compra.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes para ajudar a superar as dificuldades actuais, analisando e priorizando as suas despesas. Através do módulo Spend Analytics da Jaggaer, as empresas podem identificar as áreas onde podem ser mais eficientes. É vital ter ferramentas que dêem visibilidade aos gastos reais da empresa e que permitam mitigar riscos na cadeia fornecimento”, comenta Jim Bureau, CEO da Jaggaer.

O CEO da empresa também considera importante que o risco e a resiliência sejam factores a ser levados em conta nas estratégias da cadeia de abastecimento. “A maioria das empresas já possuía planos de contingência e continuidade de negócios para interrupções de vários tipos, mas o coronavírus está a colocar ‘em cheque’ regiões inteiras do mundo, pelo menos temporariamente, e esta é uma situação que nunca enfrentámos”, acrescenta ainda o responsável.

Michael Larner, analista principal da ABI Research, comenta que “para mitigar riscos na cadeia de fornecimento, os fabricantes não precisam apenas de ter um único fornecedor para um material, mas também, conforme destacado pelo COVID-19, não é necessário ter todos os fornecedores na mesma localização geográfica”.