A Capgemini lançou o estudo “The great supply chain shock: Covid-19 response and recovery”, sobre a pandemia que está a aterrorizar o mundo e que trouxe implicações graves ao nível da saúde, levando ao fecho e à paragem de muitas empresas. Nesta pesquisa abordaram dois temas principais que consideraram essenciais para os tempos que nos encontramos a viver: como trazer as cadeias de abastecimento de volta ao seu devido rumo na primeira oportunidade que tenhamos e a preparação e execução dessa mesma recuperação.

Devido à urgência deste tema, o estudo focou-se nas transformações imediatas e a curto-prazo.

Quanto ao imediatismo, o estudo sugere quatro medidas:
– Estabelecer um centro de comando
O centro de comando será uma equipa dedicada à resposta a crises que monitoriza de perto o avanço da situação, agindo de imediato.

– Criar visibilidade sobre as operações e vulnerabilidades dos fornecedores e parceiros logísticos
As empresas precisam de uma visão clara e diversificada da sua cadeia de modo a poder antecipar possíveis problemas e agir em conformidade. O estudo destaca ainda que é necessário conhecer também os fornecedores dos seus fornecedores.

– Apoiar financeiramente fornecedores e parceiros logísticos em dificuldades
Numa cadeia de abastecimento integrada, a falha de um fornecedor crítico poderá afectar todos os players da cadeia. Apoiar os parceiros neste momento crítico, especialmente os mais fracos, poderá ser uma mais-valia mais tarde. A prioridade dos parceiros deve ser estabelecida em função da importância que têm para a sua cadeia de abastecimento.

– Reforçar a gestão de cash flow
A manutenção dos fluxos e dos requisitos são peças-chave para as organizações que procuram estabilizar as suas operações. Deverão analisar medidas que conservam o cash flow nestes tempos difíceis, tais como o atraso de grandes despesas e os cortes em gastos discricionários.

Relativamente aos de curto-prazo, o estudo da Capgemini considera que as empresas devem:
– Reavaliar a procura do cliente, melhorar previsões e alinhar operações
Os profissionais de planeamento de vendas e operações deverão criar um perfil da procura do futuro consumidor, simulando vários cenários de recuperação antes de finalizarem decisões de produção e logística.

– Construir bases para o regresso às operações habituais
As empresas devem avaliar as estratégias a adoptar para retomar as operações e desenvolver um plano que lhes permita voltar ao trabalho de forma faseada. É também importante criar uma maior agilidade dentro da estratégia da cadeia de abastecimento.

– Apanhar o ritmo de recuperação das operações e preparar para recomeçar do zero
Criar novos planos de produção para uma fase de renovação a longo prazo e avaliar as prioridades e potenciais congestionamentos de produção. É importante começar por desenvolver stock regulador, especialmente em partes complexas que requerem a colaboração com diversos fornecedores. O estudo também refere que se deve diversificar a rede e envolver desde logo os parceiros.

Poderá aceder ao estudo completo através do site da Capgemini.