A Primavera disponibilizou recentemente o novo modelo OMNIA Procurement, uma nova funcionalidade no ERP Professional para Requisições Internas, sendo este o requisito mínimo obrigatório para a implementação do modelo. O OMNIA Procurement é integrado com os módulos ERP de Compras, Contas Correntes e Requisições Internas do ERP Primavera V10 e vem satisfazer as necessidades das empresas que possuem processos de compra com um elevado nível de sofisticação.

“No modelo Procurement encontra-se disponível um portal de compras onde se podem registar as operações relacionadas com o fluxo de compras, permitindo acompanhar em tempo real o estado dos processos, a origem de cada documento e os respectivos intervenientes”, revela a empresa.

Segundo a fonte, esta plataforma permite a sincronização rigorosa da informação, envolvendo todos os stakeholders (internos e externos) na gestão do processo de compras, respondendo ainda à crescente necessidade de mobilidade no acesso à informação.

De entre as suas funcionalidades, a empresa destaca as seguintes:
• Efectuar pedidos de requisições internas ou encomendas a fornecedores;
• Personalizar fluxos de aprovação, desde a requisição até à validação da factura para pagamento;
• Efectuar pedidos para encomenda directa a um determinado fornecedor;
• Centralizar propostas de fornecedores e rapidamente aprovar cotações;
• Consultar o estado dos seus pedidos;
• Conhecer a origem de cada pedido e respectiva evolução;
• Aprovar facturas para pagamento;
• Consultar o histórico de requisições, cotações ou facturas, bem como os documentos gerados em backoffice.

O processamento de requisições internas permite centralizar as compras a fornecedores, e neste âmbito é possível compor fluxos de compra de maior complexidade, entre eles a formulação de pedidos de cotações e a organização das cotações recebidas. Para facilitar este processo, o sistema inclui um comparador de propostas que ajuda a formalizar as encomendas através do uso de diferentes critérios, tais como o preço, a quantidade disponível, o prazo de entrega e a classificação do fornecedor.

O OMNIA também facilita a utilização das diversas condições de preços pré-estabelecidas com os fornecedores (de forma livre ou sujeitas a um contrato de fornecimento), bem como acompanhar os processos de compra em curso e a evolução de cada processo, desde o pedido de orçamento à recepção.