A INEOS Automotive está a chegar a Portugal, tendo escolhido Estarreja para a criação da sua primeira fábrica em Portugal, um investimento de 250 milhões de euros para ocupar um terreno na ordem dos 350 mil metros quadrados, e isso representou uma nova oportunidade para Sofia Soares, que irá agora abraçar um novo projecto “do zero” com o cargo de Material Handling Manager da empresa do sector automóvel.

“Não nego que a expectativa é muito alta. Estamos a falar de uma empresa, da indústria Automóvel, que vai ser construída de raiz em Portugal”, comenta a nova responsável olhando para este novo desafio, “como se isto não fosse por si só simplesmente espectacular, consideramos, ainda, que é uma OEM e uma marca nova!”.

Sofia Soares considera que nesta primeira fase, e “a curto prazo, acho que o maior desafio passa por organizar e suportar todas as actividades necessárias até vermos, finalmente, o primeiro Granadier a rolar na estrada”. Espera-se que as primeiras unidades sejam produzidas no primeiro semestre de 2022, segundo avançava Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, ao Jornal Económico em finais de Janeiro.

A responsável está ciente de que “para tal acontecer, toda a equipa terá de ser bastante polivalente e cooperativa o que, certamente, me vai levar para fora da minha zona de conforto e mesmo de experiência/conhecimento”, e tem a consciência de que o desafio será imenso, e “no final, o beneficio, quer para a INEOS e para a equipa, quer para mim enquanto profissional, vai ser tremendo!”

Por sua vez, “a médio/longo prazo espero encontrar todos os desafios e dificuldades que já vivia na KIRCHHOFF Automotive, mas, claro, com o tempero de uma start-up e de uma cultura distinta”.

“Sou uma apaixonada pelo meu trabalho e em tudo o que faço tento sempre dar o meu melhor e fazê-lo de forma eximia. Sou das pessoas que acredita que a sorte dá muito trabalho a conseguir!”, defende.

Sofia Soares explica que a sua motivação parte “do próprio projecto”, e destaca que o facto de a empresa ser construída de raiz, na indústria automóvel, ao lado de casa, e uma OEM são alguns dos maiores motivos para abraçar este desafio. “A par disto, eu também sou uma pessoa bastante ambiciosa e, claro, tenho o meu plano de carreira bem idealizado. Obviamente que atingir um cargo de Manager estava no meu percurso. Ter essa possibilidade, nesta fase da minha carreira, é uma conquista incrível!”, acrescenta.

No seu percurso anterior, esteve noutra empresa do sector, onde conta com uma história de mais de seis anos. “Entrei como estagiária na KIRCHHOFF Automotive e saí como Responsável de Área – Armazéns e Fluxos”, comenta Sofia Soares, um crescimento “fruto do meu trabalho, mas também de uma aposta da Direcção e da Administração da empresa e, claro, de um voto de confiança de todos os meus colegas da equipa operacional”, a quem faz questão de destacar e agradecer “pela jornada incrível que vivemos juntos”.

“Como gosto de dizer: há oportunidades que aparecem uma vez na vida. Eu sou uma felizarda por ter sido convidada a viver esta oportunidade!”, conclui Sofia Soares.