A Schneider Electric abriu o seu primeiro centro de distribuição inteligente na Índia. Localizado na área comercial de Mumbai, foi digitalmente transformado com a arquitectura EcoStruxure da Schneider Electric para se tornar mais eficiente em termos energéticos e fornecer acesso em tempo real a informações em toda a cadeia de distribuição. Os primeiros resultados desta iniciativa de digitalização apresentam uma previsão de poupanças energéticas entre 10 e 12% e um aumento de 5% da eficiência logística no local.

Este é o quinto centro de distribuição inteligente da Schneider Electric, após a inauguração de outras instalações na Austrália, China, Brasil e França. Estes são fundamentais para a transformação digital da cadeia de distribuição da Schneider Electric, que pretende ser Tailored Sustainable Connected (TSC) 4.0. – personalizada, sustentável e conectada. Através desta iniciativa, a empresa implementa a sua plataforma e arquitectura EcoStruxure nas suas operações da cadeia de distribuição, de forma a oferecer integração end-to-end para melhorar a previsibilidade e fiabilidade para os clientes, proporcionando visibilidade, detecção preventiva e diminuição de incidentes relacionados com a distribuição em toda a cadeia de valor.

Esta instalação, em Mumbai, é o primeiro dos centros de distribuição inteligentes da Schneider Electric a ser configurado para fornecer serviços logísticos a terceiros (3PL), em associação com a DHL, e aquela infra-estrutura logística eleva a aspiração da Índia em evoluir para um centro de produção para todo o mundo através do programa ‘Make in India’, que defende a criação de sólidas cadeias de distribuição, que funcionem com os centros de distribuição inteligentes como seu nó poderoso.

“Apoiar a Schneider Electric na disponibilização de eficiências para estas instalações ajudou a tornar harmoniosa a experiência conjunta dos nossos clientes finais comuns”, afirmou Vikas Anand, Managing Director, DHL Supply Chain India. “Para além disso, as soluções EcoStruxure proporcionaram poupanças de eficiência energética a estas instalações, transformado-as num modelo para operações de logística sustentáveis na região”.

A implementação do EcoStruxure no centro de cistribuição Inteligente no Mumbai já permitiu os seguintes benefícios:

Agilidade na gestão e eficiência dos processos – Uma melhor e mais rápida tomada de decisões por parte das equipas de logística aumenta a satisfação dos clientes e a rapidez do serviço, graças às soluções EcoStruxure Plant. Estas simplificam a gestão do chão de fábrica e melhoram a eficiência dos processos, enquanto as soluções EcoStruxure Power facilitam uma gestão de energia mais eficiente. Para além disso, a torre de controlo End to End permite rastrear os envios e fornece informação proactiva sobre ocorrências locais e globais que podem potencialmente afectar o serviço ao cliente.

Gestão de desempenho de ativos – Foram implementadas análises preditivas para reduzir o tempo de inactividade e conseguir operações mais eficientes, enquanto o machine learning aumentou o controlo, a disponibilidade e a fiabilidade dos ativos. Através destas soluções, o centro de distribuição inteligente espera reduzir custos e aumentar a produtividade, alcançando, em seis meses, o ROI em activos de IoT conectados.

Operadores capacitados – As soluções EcoStruxure Plant proporcionam aos operadores acesso a informação inteligente e accionável sobre ativos e processos em tempo real, o que reduz o tempo de reparação, aumenta a eficiência e a fiabilidade e melhora o serviço de entrega aos clientes.

Eficiência energética e fiabilidade – O EcoStruxure Resouce Advisor, os medidores conectados e os sensores de energia sem fios Power Tag proporcionam um consumo e monitorização de energia melhorada através de informações em tempo real, demonstrando poupanças potenciais de energia de até 30%.