A Renault Trucks acaba de anunciar a assinatura de um contrato com o grupo Carlsberg para o fornecimento de 20 Camiões D Wide Z.E. Estes camiões de 26 toneladas, 100% eléctricos, a fornecer em 2020, vão ser operados pela cervejeira Feldschlösschen, a subsidiária suíça do grupo.

A Renault Trucks considera que o transporte urbano tem de passar rapidamente para a mobilidade eléctrica, de modo a melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e resolver o problema das emissões globais de CO2 e este contrato agora revelado constitui um passo decisivo nessa direcção.

“É a primeira encomenda desta dimensão na Europa. Isto prova aos nossos clientes que o sector dos transportes está a sofrer uma grande transformação e reflecte uma realidade industrial e comercial: os nossos camiões eléctricos estão a sair da linha de montagem e estarão nas estradas da Europa dentro de algumas semanas”, revela Bruno Blin, Presidente da Renault Trucks, em comunicado de imprensa.

Estes 20 Renault Trucks D Wide Z.E., de 26 toneladas, vão fazer as rotas de entregas diárias (entre 100 e 200 km) para fornecer os clientes suíços da Feldschlösschen, a partir das 15 instalações logísticas da cervejeira na Suíça.

A Feldschlösschen está empenhada numa cadeia logística com “zero emissões”, em parte através das linhas ferroviárias que servem as instalações de produção.

Com uma gama completa de camiões eléctricos, entre 3,1 a 26 toneladas, o fabricante automóvel vai ao encontro dos requisitos actuais e futuros dos profissionais a operar em ambientes urbanos. Estes veículos, especialmente adequados para operações de recolha de resíduos e distribuição, permitem a realização de rotas sem emissão de ruído, preservando a qualidade de vida dos residentes. Os Renault Trucks D e D Wide Z.E. são produzidos na fábrica de Blainville-sur-Orne (Calvados, França).

Especificações técnicas dos Renault Trucks D Wide Z.E.

– PB: 26 toneladas. Peso: 27 toneladas

– Distância entre os eixos disponível: 3900 mm

– Dois motores elétricos com uma classificação total de 370 kW (260 kW de potência contínua)

– Binário máximo dos motores elétricos: 850 Nm

– Eixo traseiro de binário máximo: 28 kNm

– Caixa de duas velocidades

– Acumulação de energia: baterias de ião de lítio, 200 kWh

– Autonomia no mundo real: até 200 km

Share This

Partilhar este artigo