A DB Schenker introduziu na operação regular um empilhador autónomo, após a conclusão com sucesso de um projeto-piloto. O sistema de transporte do fornecedor austríaco, AGILOX é como foi designado, transporta recipientes vazios a uma distância de cerca de 150 metros no armazém de Eching, perto de Munique.Esta operação que era realizada com empilhadores convencionais agora é levada a cabo sem a intervenção de colaboradores.

Para Xavier Garijo, administrador responsável pela logística de contrato da Schenker AG: “Os empilhadores autónomos prometem inovação, precisão e eficiência para benefício dos nossos clientes. A DB Schenker está sempre aberta a soluções alternativas em logística de armazéns. No entanto, o nosso activo mais importante são sempre os nossos colaboradores altamente qualificados. Sem eles, não seríamos hoje um dos principais fornecedores de serviços de logística do mundo. Por este motivo, queremos aliviá-los automatizando alguns processos logísticos – especialmente porque actualmente há uma escassez de trabalhadores qualificados em logística no mercado de trabalho.”

O AGILOX está equipado com um garfo de altura ajustável, que pode ser usado para levantar e baixar contentores. Portanto, não é necessário que a equipa do armazém coloque os contentores manualmente no AGV. O AGILOX também é capaz de gravar um mapa ao redor para navegação local num tempo muito curto. Isso significa que o uso do AGV pode começar apenas alguns dias após a entrega.

Com a ajuda de software inteligente, os funcionários da DB Schenker também podem configurar áreas operacionais e zonas de segurança, por exemplo, ou marcar áreas de armazenamento e estacionamento. Sensores e câmaras garantem que o AGILOX reconheça e evite obstáculos em tempo útil.

Nas instalações de Eching, o operador logístico fornece peças de veículos para a produção de um reconhecido fabricante de automóveis alemão. Está a ser agora estudada a possibilidade de o AGILOX também ser usado noutros locais do fornecedor de serviços de logística.