Em modo de balanço de fim de ano, pode-se dizer que 2020 será um ano de observação das alterações nas relações entre parceiros provocados (e criados) pela Blockchain em vários setores e negócios, nomeadamente na Supply Chain.

A Blockchain é uma plataforma de dados distribuída, e tem vindo a ser incorporada nas estruturas empresariais como um recurso estratégico. Considerado um elemento verdadeiramente disruptivo, permite ao longo de todo o processo de distribuição, desde a linha de fabrico, plantio ou produção, o acompanhamento do produto até ao consumidor final. O registo dos dados e a respetiva validação dos mesmos quanto a custos, identificação dos intervenientes, datas, métodos, prazos, permite atingir um acompanhamento jamais alcançado.

A transparência permite a auditabilidade, através do rastreamento em cada etapa, o que gera eficiência com uma redução de tempo e custos. Estes são alguns dos benefícios que se pode atingir com a Blockchain. Outra particularidade deste instrumento são os contratos inteligentes, que eliminam os intermediários na transação. A sua aplicação redimensiona o sistema de pagamentos, a logística, a banca e os serviços em diversos setores.

A implementação da Blockchain em estruturas empresariais líderes começa a dar os seus primeiros resultados quantificáveis e observáveis no ecossistema. E para isso, estão a ser criados observatórios internacionais e outras organizações de estudo e apoio, de forma a mensurar o efeito deste novo instrumento, assim como a respetiva criação de uma legislação.

Diante desta nova engrenagem, novos perfis profissionais estão a ser criados, como reflexo das novas relações e novas oportunidades despontam com a Blockchain.

Por outro lado, os desafios para implementação da Blockchain ainda são consideráveis. É necessária uma minuciosa avaliação dos custos e limitações, e sobretudo, considerar os objetivos estratégicos da organização, diante da opção de adesão a este novo instrumento. Pode-se mesmo dizer que, o ano de 2020 proporcionará alterações estruturais no setor.

Josina Rodrigues, Ph.D. Researcher in Blockchain