A Auto Viação Feirense fez um investimento de 15 milhões de euros na renovação da sua frota, de modo a tornar-se mais ecológica. Ao todo, a empresa de transportes comprou 60 novos veículos, dos quais 40 movidos a gás natural e 20 a electricidade, uma aposta ambiental que a empresa espera trazer consigo a vitória da concessão para o transporte público da Área Metropolitana do Porto.

Inserido no programa de apoio POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com um apoio de 7 milhões de euros, a Auto Viação Feirense apresentou publicamente os primeiros dois veículos na manhã do passado dia 25. Segundo revela a fonte, estes têm uma carroçaria idêntica à tradicional, mas com tecnologia de ponta, conforto e segurança.

Gabriel Couto, responsável pela empresa, revela que pretendem uma renovação de frota dedicada à população local, e que “estes autocarros têm uma autonomia máxima de 300 quilómetros”.

“Vamos participar nos concursos públicos e queremos ganhar. Com autocarros limpos pensamos ter mais pontuação”, revela a empresa, que procura ser contratada para fornecer transporte público, a cargo da Área Metropolitana do Porto, e outras entidades.

O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, considera que estes novos veículos “estão de acordo com o que defendemos para um desenvolvimento sustentável. Mais do que palavras bonitas, a Feirense está a dar passos concretos nesse sentido”.

Com a chegada destes novos veículos irão também chegar novos postos de abastecimento a gás e eléctricos.