A IBM e a Chainyard anunciaram, recentemente, uma nova rede blockchain que visa melhorar a qualificação de fornecedores, validação, integração e gestão de informações: a Trust Your Supplier (TYS).

Com o objectivo de resolver os desafios inerentes à gestão de informações de fornecedores, as empresas Anheuser-Busch InBev, Cisco, GlaxoSmithKline, Lenovo, Nokia, Schneider Electric e a Vodafone fundaram a rede.

Esta solução criou-se a partir da especialização do sector da IBM e os recursos de produtos da Chainyard baseados na IBM Blockchain Platform.

Por norma, os métodos convencionais de gestão de fornecedores envolvem processos manuais complexos que dificultam a verificação de identidades e o acompanhamento de diversos documentos importantes. Através de uma abordagem descentralizada, o TYS foi criado com o objectivo de eliminar processos manuais demorados e ajudar a reduzir o risco de fraudes e erros.

Renee Ure, Director de Supply Chain do Data Center Group da Lenovo afirma que a “blockchain tem a capacidade de transformar completamente a forma como as empresas embarcam e gerem a sua rede de fornecedores para o futuro. Através da Trust Your Supplier, tanto os compradores como os fornecedores verão os benefícios da cadeia de compras por meio de reduções de custo, complexidade e velocidade”.

Nesta solução é incorporado um passaporte digital para a identidade do fornecedor na rede blockchain, permitindo aos fornecedores trocar informações com qualquer comprador autorizado na rede. Pode ainda conectar redes de negócios de aquisições já existentes, transmitindo os dados necessários de fornecedores para a troca de pedidos e facturas.

“Trabalhar com a IBM e a Chainyard nesta iniciativa blockchain representa uma grande oportunidade para a Nokia melhorar ainda mais a experiência dos nossos fornecedores e optimizar o processo de integração”, refere Sanjay Mehta, Vice-Presidente de Compras da Nokia.

A IBM, que tem mais de 18.500 fornecedores a nível global, começará a utilizar a Trust Your Supplier, numa fase inicial, para integrar 4000 dos seus fornecedores norte-americanos, nos próximos meses.