Para toda e qualquer atividade que envolva interação entre pessoas, é imprescindível a presença de uma boa liderança. No mundo dos negócios não é diferente. Um dos requisitos que leva uma empresa permanecer e prevalecer no mundo dos negócios deve-se ao facto de que a mesma possui uma liderança coerente, visionária e proativa. O mesmo se passa na série “La Casa De Papel”. Para muitos, a série é apenas um entretenimento que prende a atenção do início ao fim. Mas, para outros, pode ser uma aula preciosa do que é e como ser um bom Líder.

Estas são as 5 lições que podemos retirar:

1- Planeia tudo nos mínimos detalhes

Um bom líder planeia a execução das estratégias da empresa com bastantes detalhes. Isso pode ser observado durante todo o processo do plano de assalto à Casa da Moeda, em que o Professor pensa nos mínimos detalhes e em todas as possibilidades que o assalto pode gerar.

2- Traça objetivos claros

Um bom líder cria uma visão clara de onde quer chegar e qual o benefício que todos da sua equipa terão se alcançarem aquele objectivo. Durante os capítulos, todos podem ver que o Professor traça a meta de ser o assalto mais audacioso da história da Espanha, bem como a fortuna que vão atingir e como cada um será beneficiado com ela.

3- Apoia a tua equipa

O bom líder não pode deixar a sua equipa caminhar sozinha. É preciso estar sempre por perto seja para auxiliar, motivar ou comemorar. Em La Casa de Papel, o Professor está sempre atento às necessidades da sua equipa, estando “online” e auxiliando por meio de ligações.

4- Coloca-te à frente e assume os riscos

Arriscar-te para ajudar a equipa a atingir as metas é característica essencial de um líder. E isso é evidente durante a série, quando o personagem principal se coloca em situações de risco para obter mais informações e ter uma visão geral das ações que os policiais e detectives estão planeando para enfrentar os sequestradores.

5- Sabe adaptar-te aos imprevistos

Um líder sabe perfeitamente adaptar-se a situações não previstas e administrar conflitos na sua equipa quando as coisas saem do planeado. Desentendimentos são muito comuns entre membros da equipa, além de divergência de opiniões. Este facto também é perceptível em La Casa de Papel, e em como o personagem principal precisa traçar novos planos e estratégias para seguir caminhando em direção ao seu grande objectivo.”

Pedro Ribeiro | Marketing Manager New Business