Já está disponível a primeira edição da revista SCMedia News, a revista da Supply Chain Magazine!

Foi planeada ao longo dos 18 meses de actuação da SCM – Supply Chain Magazine e melhorada várias vezes. Procurámos trazer o melhor para os melhores, envolvendo diversos players do mercado. A actualidade fica para o site e para as newsletters e na revista, em papel e online, o que vai poder encontrar todos os meses é um olhar novo sobre a cadeia de abastecimento, os processos, a estratégia, a gestão, de empresas que actuam a montante a jusante da supply chain e que vai querer conhecer. Mais do que uma revista interessante, queremos ser uma ferramenta de trabalho, um fio condutor que leve até si o que de mais importante, cá e lá fora, está a fazer mexer a gestão das cadeias de abastecimento. Por isso somos SCM. E consigo Somos Capazes do Melhor.

Para esta primeira edição fomos até à fábrica da Riberalves na Moita e falámos com o administrador Ricardo Alves, que nos mostrou o investimento que fizeram na expansão do espaço e explicou que, quando se fala de bacalhau, “a tradição ainda é o que era”. Passámos também pelos escritórios da Generix, e Marc Defretin, Country Manager da empresa, explicou-nos como funcionava a mais recente aposta da tecnológica, a plataforma Supply Chain Hub, tendo de seguida visitado a Sotecnisol, onde José Luís Castro, CEO da companhia, revelou os investimentos feitos na logística de modo a agilizar a sua cadeia de abastecimento. Com um olhar posto no futuro, fomos ainda falar com o novo CEO da Vortal, Miguel Sobral, que nos falou do que passou e do que está para chegar à tecnológica.

Internacionalmente, visitámos a plataforma logística da Mercadona de Ciempozuelos, em Madrid, bem como a nova fábrica da Combilift em Monaghan, na Irlanda, dando a conhecer um pouco sobre os níveis de automação que existem lá fora.

Procurámos ainda descobrir o papel das mulheres na Supply Chain nos dias de hoje, através de vários depoimentos de profissionais do sector, conhecer junto de professores e ex-alunos como foi feito o percurso de 20 anos do primeiro curso de Gestão da Distribuição e da Logística em Portugal, no Instituto Politécnico de Setúbal, fazendo de seguida uma pequena pausa para um chocolate com recheio de logística, com as empresas Imperial e Hussel, trazidos até nós pela Carreras.

No número um tivemos ainda alguns convidados, nomeadamente João Miguel Dias, da Procter & Gamble, que se juntou a nós para nos falar de Sustentabilidade EmpresarialRicardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland, que falou de Outsourcing logísticoRuben Loureiro, mestre, licenciado e doutorando em Gestão, que nos falou de Transformação DigitalLuís Madureira e Nelson Silva, que juntos abordaram o tema de Análise Estratégica de Relações Complexas.

Não pudemos, no entanto, deixar de revelar os resultados da segunda edição da SCM Conference, evento organizado pela SCM – Supply Chain Magazine, agora num novo modelo, novo registo e novo espaço, onde o tema a debate foi “Repensar a Supply Chain“, contando com diversos oradores nacionais e internacionais, que falaram para uma audiência de 400 pessoas na Nova School of Business and Economics (Nova SBE).

Descubra tudo com mais detalhe na SCMedia News #1! Entretanto, e enquanto não sai a #2, não se esqueça de ir passando pelo nosso site para ficar por dentro do que marca a actualidade logística cá e no mundo. Boas leituras!