A Injex, empresa que produz mais de 50 milhões de logótipos de marcas como Jaguar, Mercedes, Volvo, Renault ou Peugeot, irá investir 500.000 euros na fábrica que detém em Vila Nova de Famalicão.

O objectivo deste investimento passa pelo aumento das exportações e os mais de 50 milhões de peças de plástico injectado que produzem anualmente, expandir a área fabril, modernizar e aumentar o parque de máquinas, e digitalizar o processo produtivo. Será ainda aplicado nos armazéns de produto acabado e de matérias-primas, cuja área total corresponde a 400 metros quadrados.

José Pinheiro de Lacerda, gerente da Injex, reforça “com esta aposta pretendemos solidificar a nossa posição no mercado. A expansão da fábrica permite dispor de mais espaço para armazenagem assim como para instalar novos equipamentos produtivos, de projecto e de teste. Com a digitalização de processos pretendemos, e já estamos a conseguir, tornar o processo mais simples, mais eficaz e mais barato”.

A tecnologia está muito presente na estratégia da empresa, bem como a digitalização dos processos produtivos. Nos armazéns da Injex já não é utilizado papel e a comunicação com os clientes é via digital.

A Injex exporta os seus produtos para sete países, sendo França o principal mercado. Nos últimos cinco anos, conseguiram aumentar o valor das vendas para o exterior em sete vezes. Através do recente investimento, estimam que, a nível global, as exportações alcancem 240.000 de euros em 2019, representado mais de 17% do volume de negócios.

Os logótipos são transportados para os vários mercados por via terrestre em embalagens adequadas ao tipo de produto, de acordo com José Pinheiro de Lacerda.

É de referir que a Injex conta com apoios de fundos comunitários. O valor investido teve um cofinanciamento de 257.000 euros do Compete 2020.