A Autoridade Portuária de Huelva e a empresa Enagás, em colaboração com o porto de Huelva, apresentou, recentemente, o projecto de um novo hub logístico de ‘frio sustentável’.

Este projecto é destinado ao cais sul do porto de Huelva, através da adjudicação do contrato correspondente, onde serão construídas câmaras frigoríficas pelas empresas que mostrem interesse em participar.

Estima-se que o novo hub ocupe 35.000 metros quadrados e estará operacional no início do ano de 2021.

O objectivo deste plano é o potencial aproveitamento do frio do gás natural liquefeito, a -160º, que volta a ser gaseificado na planta de GNL da Enagás, para fornecer energia fria às instalações do porto.

Esta iniciativa poderá fazer com que a implementação dos armazéns logísticos refrigerados, tenham um fornecimento de energia a um custo muito mais competitivo.

O hub insere-se na estratégia de eficiência energética e sustentabilidade levada a cabo pela Enagás que tem conseguido reduzir a sua pegada de carbono em 30% entre 2016 e 2018, a partir de várias iniciativas e investimentos.

Desta forma, pretende-se incrementar a competitividade dos serviços de GNL, o uso da planta de re-gasificação e tráfego deste tipo de energia no porto de Huelva através de uma estratégia conjunta.

Até 30 de Agosto pode-se solicitar a doação de uma ou várias concessões administrativas para a construção e operação de sistemas de refrigeração nesse espaço.