Naquele que será o maior teste que um automóvel eléctrico já fez em Portugal no sector da logística, a Nissan e a LOGIC, operador logístico especialista em entregas ao domicílio, vão colocar à prova a Nissan e-NV200 100% eléctrica em operações nos centros urbanos para entregas de última milha.

Durante três meses, o comportamento da e-NV200 100% eléctrica vai ser testado numa das mais exigentes operações de transporte urbano de mercadorias, no âmbito de um programa que a Nissan Portugal e a LOGIC Logística Integrada se propõem realizar. Para o efeito vão utilizar uma Nissan e-NV200 na configuração de furgão nas entregas de encomendas ao domicílio, nas grandes áreas urbanas de Lisboa e Porto. As entregas não serão apenas de pequenos artigos, mas também grandes volumes chegando mesmo a paletes com materiais de construção e bricolage. A Nissan e-NV200 vai ser testada ao
limite, pois vai realizar as mesmas rotas e os mesmos serviços das viaturas a gasóleo.

Para Antonio Melica, director-geral da Nissan em Portugal, «este programa é muito importante para desfazer mitos e mostrar que os nossos automóveis comerciais 100% eléctricos e-NV200 respondem sem constrangimentos às necessidades da distribuição logística urbana, para além de representarem poupanças muito consideráveis em custos para as empresa e grandes vantagens relativamente às emissões de CO₂ e diminuição do ruído e, portanto, à qualidade de vida nas cidades».

«Queremos também avaliar outro ponto essencial: a menor fadiga dos condutores, o que se traduz em melhores condições de trabalho, maior produtividade e menores riscos de acidentes, o que deverá ser tido em conta por governos, cidades e operadores logísticos na hora de pensarem e desenharem a logística urbana do futuro», conclui Antonio Melica.

A mobilidade eléctrica é um importante contributo para a sustentabilidade e para o aumento da eficiência energética no transporte. A responsabilidade ecológica e as vantagens da energia limpa e renovável, mas também as reduções dos custos de manutenção e a poupança em “combustível” conquistam cada vez mais utilizadores particulares e frotas de automóveis de passageiros.

Na Europa, a Nissan e-NV200 é já uma protagonista das entregas nas principais cidades – desde o Mónaco a Copenhaga, passando por Londres, Amesterdão e Oslo, entre muitas outras – e é esta experiência internacional que a Nissan pretende trazer para Portugal com a parceria com a LOGIC, demonstrando às empresas nacionais de transporte de mercadorias que a mudança para formas de distribuição mais sustentáveis é, não só possível, como compensadora do ponto de vista da rentabilidade dos seus negócios.

Isabel Viçoso, administradora da Logic, afirmou que «a logística urbana está no centro da nova economia 4.0. Enquanto referência na logística integrada e nas entregas ao domicílio, a LOGIC pretende contribuir activamente para as soluções da mobilidade urbana, colocando as pessoas e as cidades no centro dos seus projectos de desenvolvimento. Com esta iniciativa pretendemos dar um passo significativo na utilização de uma frota preferencialmente eléctrica na nossa distribuição e, consequentemente, atender às expectativas da sociedade, dos consumidores e das empresas.»

Abrir o caminho para a transformação, tendo como objectivo realizar 100% das entregas em automóveis eléctricos nas empresas logísticas é o grande desafio desta iniciativa. Esta é a primeira experiência em Portugal entre um fabricante de automóveis e um operador logístico no chamado last mile urbano, para uma recolha de dados em larga escala sobre o automóvel, a rede de carregamento e a morfologia das cidades, num contexto real e em várias operações logísticas, produzindo informação técnica essencial para preparar a utilização de automóveis eléctricos em grandes operações.