O novo serviço da Euro Pool System lançado recentemente, Coolrail, já se encontra a conectar o Roterdão e Valência três vezes por semana, em ambos os sentidos, podendo transportar 42 unidades refrigeradas. Segundo a empresa, o transporte irá demorar o mesmo tempo que por via rodoviária, mas terá a vantagem de ser mais sustentável.

A empresa conta em comunicado que, comparativamente ao uso de camiões, este método reduz em cerca de 70 a 90% as emissões de CO2 para a atmosfera: “a opção pelo transporte ferroviário reduz o número de camiões em 12.096 por ano, reduzindo os quilómetros percorridos em 22 milhões. Isso diminui o volume de CO2 emitido para a atmosfera em aproximadamente 15 mil toneladas por ano (equivalente à redução anual gerada por quase seis grandes turbinas eólicas)”.

Neste projecto estão inseridas algumas cadeias de retalho, de logística e do sector das frutas e vegetais, e a Euro Pool System admite que “este novo serviço pretende ser o primeiro de um novo network que deverá estender-se à Alemanha, Escandinávia e Reino Unido”.