A tecnológica 360imprimir, com sede em Torres Vedras, irá expandir-se a novos mercados, alargar a gama de produtos e investir em tecnologia a partir de um financiamento de 18 milhões de euros..

A principal aposta desta empresa, que tem uma média de quatro mil encomendas por dia, passa pela sua integração nos EUA, Canadá e 15 países europeus, como Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Alemanha, Itália, entre outros. Até ao momento, a 360imprimir já marca presença em Portugal, Espanha, Brasil e México.

A internacionalização da empresa passará pela criação da ‘360onlineprint’, uma marca destinada aos mercados externos.

No início, a venda será realizada, remotamente, a partir de Portugal para os restantes países europeus, e a partir do México para os EUA e Canadá, o que, segundo o Presidente Executivo, Sérgio Vieira, disse ao Expresso é um grande desafio dada a “logística ineficiente” no nosso país. Afirma que o envio de produtos de Portugal para a Europa é mais dispendioso do que ao contrário “consigo enviar uma encomenda de cinco quilogramas da Holanda para Portugal por quatro euros, mas pelo inverso pago 12 ou 13 euros, o que ‘come’ logo as minhas margens”.

É por este motivo que a empresa passou a injectar todas as encomendas no centro da Europa, nomeadamente na Alemanha, para as enviar para cada país, resultando numa diminuição significativa dos custos. “É uma solução temporária, que vamos ultrapassar com o volume. À medida que os mercados ganhem dimensão, montamos operações locais como temos noutros países” através de parcerias com gráficas locais, como explica Sérgio Vieira.

“Na 360imprimir temos um histórico de crescimento sustentado e é esse mindset que queremos manter. Por isso,
agora que contamos com uma plataforma sólida, que alargámos a nossa gama de produtos, que crescemos a nossa
equipa, temos a certeza de que este é o momento ideal para entrar nestes mercados. Esta ronda de investimento
veio dar-nos suporte para este grande passo.” – Comenta Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.

Líder de mercado em Portugal, a 360imprimir detém 60% de quota do mercado online, com um portefólio que
inclui mais de 400 produtos, dentro de 7 gamas (pequeno formato, grande formato, carimbos, magnéticos, brindes,
têxteis e serviços de design), expedindo 4.500 encomendas por dia. Tendo em conta o objetivo da empresa em
responder a todas as necessidades de marketing dos atuais e potenciais clientes, uma das prioridades definidas
para os próximos 3 anos, consiste no alargamento da gama em 20.000 produtos. Esta nova gama irá incluir produtos
como sacos e embalagens e consumíveis associados ao fabrico e à expedição de encomendas, revistas, catálogos,
livros e derivados, etiquetas em rolo e algumas sub-gamas de produtos para o canal de restauração e hotelaria.

O financiamento destina-se, ainda, ao desenvolvimento de tecnologia para a plataforma, suporte à compra e ao cliente, parceiros de produção, logística e serviços de design.