Foi apresentado pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia da República, um ante-projecto que propõe alterações ao Plano Ferroviário Nacional 2020-2040, realizado pelo Governo. Dentro da proposta do partido de esquerda, está incluída a construção de uma Plataforma Logística em Mangualde, com o foco direccionado para o tráfego de mercadorias com destino aos países Europeus.

De acordo com o deputado Heitor de Sousa, “o ponto estratégico seria Mangualde porque já lá existe um complexo industrial importante com indústria automóvel e tem muita potência por transporte ferroviário internacional”. Acrescenta ainda que o objectivo é dar proveito à logística existente para algumas indústrias, de forma a tornar esta zona numa plataforma logística regional de projecção internacional.

Esta proposta inclui o corredor vertical norte-sul a partir do qual irradiaram dois corredores horizontais, entre os quais um de Aveiro passando por Mangualde até Vilar Formoso.

O Bloco de Esquerda defende que o troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Vilar Formoso faça parte do corredor internacional norte de ligação ao corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes.

A proposta de alteração ao Plano Ferroviário Nacional 2020-2040 passa ainda pela construção de uma terceira travessia ferroviária do Tejo destinada ao transporte de passageiros e mercadorias, a quadruplicação total da Linha do Norte e um novo eixo do interior.