A Primark anunciou uma nova gama de jeans para mulher compostas totalmente por algodão, integradas num projecto que visa criar uma cadeia de abastecimento mais sustentável.

A marca irlandesa tem vindo a investir na sua cadeia de fornecimento como parte de um movimento mais amplo para o algodão de origem sustentável através do seu Programa Sustentável de Algodão, lançado em 2013, na Índia. Este projecto tem como objectivo ajudar os agricultores a cultivar o algodão usando métodos mais naturais, como a redução de pesticidas químicos e do consumo de água.

Esta iniciativa, que se dirige aos agricultores, foi expandida ao Paquistão em 2018, tendo-se registado resultados visíveis não só para o lucro dos profissionais deste sector, como para o ambiente, com reduções médias de mais de 20% no uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos e mais de 15% no uso da água.

O programa, desenvolvido em parceria com a CottonConnect e as ONG’s SEWA e REEDS, capacita os agricultores nas técnicas mais apropriadas para as suas terras, como a selecção de sementes, a colheita, a qualidade da fibra, erradicação de pragas e pesticidas, classificação e armazenamento do algodão, entre outras.

“Não só estamos a mudar materialmente as vidas dos agricultores e das suas famílias nas comunidades rurais de algodão, mas ao trabalhar em colaboração com a Primark e com os seus parceiros da cadeia de abastecimento, conseguimos rastrear o algodão desde a quinta até aos produtos – um desafio, mas um passo importante para aumentar a transparência da cadeia de abastecimento”, afirma Alison Ward, CEO da CottonConnect.

Por sua vez, Katharine Stewart, Directora de Comércio Ético e Sustentabilidade Ambiental da Primark, refere que estas jeans compostas por 100% algodão representam um momento importante para a marca, pois pretendem introduzir esta substância em toda a gama de produtos.

Acrescenta ainda que “para nós, os objectivos do programa são três: ajudar a reduzir o impacto da produção de algodão no meio ambiente, equipar os agricultores com as habilidades necessárias para melhorar os seus meios de subsistência e oferecer aos nossos clientes produtos sustentáveis por um óptimo preço”.