Depois de ter sido distinguida recentemente como sendo a maior compradora de maçã de Alcobaça pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), com uma parceria que já completara uma década e que envolveu um negócio de mais de 20 mil toneladas de maçãs, a cadeia de retalho alemã LIDL avança agora para uma aposta além-fronteiras e partiu no dia 14 de Novembro em busca do mercado espanhol.

A cadeia teve uma distinção pela parceria de longa data com a Associação e foi ainda galardoada com os prémios “Individualidade” e “Melhor comprador” na campanha 2017/2018, tendo o LIDL Portugal sido a cadeia de distribuição com os valores de compra e venda mais altos, e assistindo assim a um aumento de 40% relativamente ao ano anterior e prepara-se agora para um investimento maior a nível de exportação deste produto para Espanha. Para além do prémio “Melhor comprador” também lhe rendeu o prémio “Individualidade” e uma distinção pela parceria de longa data.

As primeiras 3,5 toneladas já foram entregues no mercado espanhol na passada quarta-feira. Como explicou à Supply Chain Magazine Jorge Silva, Director de Frutas e Legumes do LIDL Portugal, a cadeia de distribuição pretende assim, com esta primeira aposta na exportação, compreender a avaliação das condições de receptividade naquele mercado, e esperam que seja tão bem-recebida como outros casos de exportação, dando o exemplo da Pêra Rocha do Oeste, um produto que para a cadeia rendeu, em 2017, 9,3 mil toneladas de exportação para 5 países. O responsável não esconde que caso esta primeira aposta corra bem, a exportação se possa alargar também a outros mercados.

“O propósito do Lidl Portugal no apoio à produção nacional através da exportação é estabelecer uma ponte entre os seus parceiros e os mercados onde temos presença, alargando a capacidade destes em darem a conhecer os seus produtos. Desta forma o Lidl dá a conhecer a outros a qualidade e o rigor dos produtos portugueses, critérios estes que definem a escolha de exportação dos mesmos” – Jorge Silva, Director de Frutas e Legumes do LIDL Portugal

Mantendo sempre a prioridade no mercado nacional, a cadeia alemã pretende abastecer os mercados externos com o excesso às necessidades das 250 lojas existentes pelo país, não existindo um valor estimado que se dedique à exportação. “Os mercados internacionais são abastecidos com mercadoria excedente às necessidades das lojas portuguesas, sendo as quantidades dependentes de diversos factores, tais como a receptividade do consumidor, as colheitas, as temperaturas e a garantia de uma produção de qualidade, que preserve o sabor. A exportação resulta de um trabalho conjunto entre fornecedores e distribuição, que requer confiança, mútuo compromisso e tempo”, acrescenta Jorge Silva.

A parceria entre o LIDL e a APMA iniciou-se em 2007/2008, inicialmente com as variedades Gala e Golden, e 10 anos depois esta parceria já inclui também as variedades Fuji, Reineta e Granny Smith, tendo sido comercializadas mais de 20 mil toneladas, ou 150 milhões de maçãs certificadas, e mantido esta posição de melhor comprador ao longo dos últimos 7 anos.

No ano de 2017, o LIDL Portugal contribuiu com 100 milhões de euros para as exportações de 203 produtos nacionais, um aumento de 30 milhões comparativamente a 2016.