Já arrancou a primeira fase do novo e avançado centro logístico da Luís Simões, no Polígono Puerta Centro de Guadalajara, para um dos três armazéns que irão fazer parte deste complexo. Os armazéns do complexo irão ter uma área total de 89.000m2, estando capacitados para armazenar 178.000 paletes, e permitindo uma entrada e saída diárias de 112 e de 174 viaturas, respectivamente. O projecto pertence à Montepino, e de uso exclusivo da Luís Simões, ficando as obras a cargo da INBISA Construcción.
Estas instalações terão as áreas de 31.158m2, 29.083m2 e 28.650m2, e ainda a característica de permitir uma automação no envio de paletes, graças às suas tecnologias de ponta, adaptando-se assim ao e-commerce. Além disso, foram concebidas respeitando elevados padrões de qualidade e sustentabilidade energética.
A construção do centro de distribuição completamente automatizado de Guadalajara ficará a cargo da Consoveyo, num dos maiores pedidos já recebidos pela empresa, e terá tanto um moderno e inovador design como os mais modernos equipamentos e softwares, uma optimização alinhada com as tendências da indústria 4.0.
“Escolhemos a Consoveyo por causa de várias referências e experiências comprovadas em projectos semelhantes em todo o mundo. Ficá1mos convencidos pelo conceito de armazenagem único e inovador, mas também pela qualidade e robustez comprovadas dos equipamentos e soluções WMS, ambos totalmente desenvolvidos internamente”.
António Fernandes, Gestor de Projectos da Luís Simões.
De modo a dar um maior suporte a diferentes perfis de clientes, este novo centro de operações irá prestar serviços adaptados às diferentes exigências e necessidades da logística de grande consumo, e ainda dedicar 5.350m2 para serviços de Copacking/e-commerce e câmaras de temperatura controlada.
O picking terá um suporte de 10 transelevadores suspensos no topo das estantes, permitindo assim a circulação de equipamentos e pessoas ao nível do solo no decorrer das operações suspensas. Assim, combinam-se tanto as operações de armazenamento, de preparação de encomendas, co-packing e e-Commerce dentro da mesma área, permitindo uma maior rapidez na preparação de encomendas e um armazenamento mais compacto e denso.
Em termos de paletização, a capacidade total do centro de distribuição será de 86.500 locais de paletes, dos quais 11.000 serão dedicados a produtos refrigerados, e terá 1.800 posições de picking em área automatizada e 90.000 manuais. Graças às implementações feitas, o centro é ainda capaz de gerir um fluxo de até 540 paletes de entrada e 440 de saída em simultâneo.
Este local é um dos principais núcleos logísticos da Península Ibérica, sendo uma das áreas estratégicas mais importantes do território espanhol para grandes operadores nacionais e internacionais por ter uma ligação directa à auto-estrada A-2 e ao Corredor de Henares e Madrid, entre outros, e espera-se que se encontre operacional no primeiro trimestre de 2020.