De modo a conseguirem combater os gigantes Amazon e Alibaba, a alemã Media Markt Saturn e a francesa Fnac Darty aliaram-se na “European Retail Alliance”, procurando aumentar a cooperação entre si em aquisições, inovação, licença de marcas próprias e análise de dados. As duas empresas explicam que ambas as partes sairão beneficiadas com esta aliança, tanto os fornecedores como os consumidores.

Esta parceria irá também traduzir-se em sinergias financeiras entre as duas empresas, porém, estas só serão visíveis após dois ou três anos. Apesar de tudo, as empresas contam que estas sinergias só estejam completamente efectivas em 2020.

A Fnac Darty ainda se irá juntar ao “Retailtech Hub”, um acelerador da Media Markt Saturn que irá estar funcional em França a partir de 2019, de modo a melhorar a experiência do cliente e fazê-lo tanto online como offline.

As empresas não descartam a ideia de envolver mais empresas nesta aliança, pelo que se encontram abertas a negociações e esperam que através de novas parcerias consigam criar uma plataforma europeia poderosa.