A Telepizza e a Pizza Hut informaram que passam a ser aliadas no mercado da restauração nos países onde as marcas estão presentes, Portugal incluído. A Telepizza vai praticamente duplicar os seus restaurantes nos próximos dez anos, com a abertura de 1300 novos espaços. Daqui a 10 anos, terá 2500 restaurantes. Em Portugal, o grupo Telepizza, além de gerir as suas próprias lojas, vai começar a supervisionar os restaurantes franquiados da Pizza Hut, que vai manter-se como marca independente na Península Ibérica, de acordo com o comunicado de imprensa.
A parceria também tem impacto a nível logístico, sendo que o grupo espanhol vai gerir a distribuição da Pizza Hut em Portugal, Espanha, região das Caraíbas e na América Latina (excepto Brasil).
Em Portugal, a marca Pizza Hut é representada pelo grupo Ibersol onde tem cerca de 90 restaurantes (próprios e franquiados). Já o grupo Telepizza é espanhol, tendo em Portugal cerca de 100 estabelecimentos (próprios e franchisados).
O grupo Telepizza, passa a servir refeições para mais de 500 milhões de potenciais clientes de 37 países; a facturação deverá atingir 1,1 mil milhões de euros. A Pizza Hut torna-se N.º 1 na América Latina e nas Caraíbas, porque vai ficar com os espaços que até agora pertenciam à Telepizza.
Pablo Juantegui, presidente executivo do grupo Telepizza, diz que este acordo “acelera o plano de crescimento mundial” e “praticamente duplica a dimensão do negócio”; Milind Pant, presidente da Pizza Hut International, salienta que “no longo prazo, a parceria estratégica com o grupo Telepizza vai tornar a Pizza Hut acessível a mais consumidores ao longo do tempo”.
O fecho da operação está sujeito à aprovação dos reguladores e dos acionistas do grupo Telepizza.