O Centro de Mangualde do Grupo PSA encontra-se desde a passada quarta-feira a desenvolver um projecto inovador designado “Indtech 4.0 – Novas tecnologias para fabricação inteligente”, que faz parte do plano Mangualde 2020 do grupo, num investimento que ronda os 10 milhões de euros.

Após dois anos de negociação, foi finalmente assinado o contrato que envolve a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a própria PSA, cinco empresas tecnológicas (Active Space Technologies, Critical Manufacturing, NEADVANCE, RARI e MOTOFIL) e três universidades (FEUP, UBI e UTAD). O investimento neste acordo irá criar 18 novos postos de trabalho para pessoas altamente qualificadas entre 2018 e 2021, segundo a empresa.

Segundo segue em comunicado, este projecto procura “proporcionar à Peugeot Citröen Automóveis Portugal incrementos de produtividade e de automatização, a nível operacional, tanto na fase de teste/demonstração como na fase de replicação para o conjunto da unidade fabril, posterior ao projecto”.

O Indtech 4.0 assenta em cinco grandes fases: “Sistemas Robóticos inteligentes”, “Sistemas de avançados de inspeção”, “Sistemas autónomos de movimentação”, “Fábrica Digital” e “Paradigma Fabric of the Future”, tendo como objectivo a investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas e de conhecimento aplicado no contexto da Indústria 4.0, “a fim de promover a eficiência e a flexibilidade dos processos produtivos”.

O Grupo PSA refere que embora os processos produtivos se encontrem inseridos na Indústria 4.0 desde 2015, este projecto irá tornar a fábrica mais produtiva e competitiva, aumentando ainda mais a sua performance industrial.