Foi hoje anunciada a compra de parte do Grupo Marconi, líder italiano da logística de congelado, por parte do Grupo STEF, líder europeu de serviços de logística e transporte sob temperatura controlada. Com esta aquisição, a STEF continua com o seu crescimento externo e a desenvolver a sua estratégia de desenvolvimento internacional, reforçando com isto a sua identidade e a sua rede europeia dedicada à logística de produtos alimentares congelados.
A compra de uma das maiores plataformas logísticas de congelados da Europa e de um entreposto, bem como das actividades logísticas e de transportes desenvolvidas nos locais, fora feita através da sua subsidiária, ImmoSTEF Italia, especializada em imobiliário frigorífico. As plataformas localizam-se em Fidenza (na região de Parma) e em Ascoli Piceno (na região das Marcas), nomeadamente, e juntas representam um total de 1,3 milhões de m3 e um volume de negócio de 55 milhões de euros.
Stanislas Lemor, Director Geral delegado do Grupo STEF e Presidente da STEF Italia, conta que esta fora uma aquisição importante para o sector e que irá reforçar significativamente a rede de congelados do grupo, “esta aquisição representa a maior operação no sector da logística sob temperatura controlada realizada em Itália nos últimos anos. Permite ao Grupo STEF reforçar significativamente a sua rede de congelado na Europa e à STEF Italia de dispor de melhores atributos para prosseguir o seu crescimento”.
Adriano Federici, Administrador Delegado do Grupo Marconi também destaca que esta negociação é como um selo de garantia para os clientes, sendo que diz mesmo que “oferece aos nossos clientes uma garantia de continuidade e qualidade de serviço que apenas um grupo sólido e ambicioso como o Grupo STEF, que se rege por princípios de crescimento e desenvolvimento, pode oferecer”.
A STEF Italia entra assim no mercado do frio negativo, a -25ºC, e com estas duas novas aquisições já conta com 29 plataformas para produtos alimentares refrigerados, termo-sensíveis e produtos do mar, e o Grupo mantém a ambição de continuar a investir significativamente em Itália.
O negócio será oficializado amanhã, dia 8 de Maio, durante a feira CIBUS, o evento mais importante do sector agro-alimentar italiano, que se realiza em Parma.