O “resort” algarvio, Quinta do Lago, recorreu à Anturio, para racionalizar o seu investimento plurianual, com a implementação de novos módulos no seu ERP PHC. Nos últimos seis anos, a unidade hoteleira desenvolveu um plano de investimento de 50 milhões de euros, segundo revela a empresa em comunicado.
O projecto envolveu a abertura de quatro novas infra-estruturas na área da restauração, uma área de lazer de mini-golfe e um complexo multi-desportivo denominado “The Campus” ‒ idealizado como centro de alto rendimento desportivo. Abarcou ainda a renovação integral do Quinta do Lago Norte.
Mas a renovação criou a necessidade de implementar módulos para criar interfaces específicos, de ligação entre os diferentes softwares multi-disciplinares de cada área de negócio ligados ao ERP: golfe, spa e restauração.
Outro dos objectivos consistiu em implementar uma plataforma de compras. Tratou-se de permitir que todos os trabalhadores, das mais diversas áreas de negócio da empresa, pudessem efectuar notas de encomenda, com um fluxo de workflow de aprovações integrado.
“Numa empresa com a dimensão da Quinta do Lago, com a multidisciplinaridade e idiossincrasias inerentes a cada negócio, as especificidades e necessidades eram muitas, pelo que a solução a implementar teria de responder a determinados requisitos, como assegurar a integridade dos dados a nível fiscal, respeitando ciclos e processos automatizados e programados”, explica Miguel Sousa, CFO da Quinta do Lago. “Era também necessário automatizar tarefas manuais e redefinir os processos existentes para cada um dos utilizadores”, acrescenta.
Optimizar recursos
A interacção entre as diferentes interfaces é feita através da importação de dados, permitindo à Quinta do Lago não sobrecarregar a sua estrutura administrativa com os múltiplos movimentos, que ocorrem diariamente no “resort”.
Além disso, o “resort” precisava de garantir o suporte ao crescimento da empresa, assim como “obter todos os dados necessários para controlar a empresa de uma forma mais rápida e eficaz”, detalha Miguel Sousa. Por outro lado, continua o responsável, “era essencial melhorar significativamente a área de gestão de tesouraria e de clientes, melhorar o controlo de dívidas e dos prazos de recebimento e permitir à empresa operar melhor no dia-a-dia, para conseguir respeitar ‘deadlines’”.
O cliente decidiu então implementar uma gama mais avançada do ERP PHC e a Anturio surgiu parceiro adequado para optimizar os recursos do PHC utilizados, em particular os de Internet, acrescenta Miguel Sousa. “Foi uma implementação longa e que ocupou vários recursos da Quinta do Lago, ao longo de um ano, nas várias áreas de acção dos projectos“, revela ainda.
A interacção entre as diferentes interfaces é feita através da importação de dados. Isso permite à Quinta do Lago não sobrecarregar a sua estrutura administrativa com os múltiplos movimentos que ocorrem diariamente no “resort”, diz um comunicado da Anturio. Ficou viabilizada a automatização de processos e lançamentos contabilísticos.
“No caso da plataforma de compras, a solução desenvolvida assenta no PHC Web, sistema de workflow de aprovações adequado às especificidades da empresa”, reconhece Miguel Sousa. A estratégia da empresa hoteleira passa por continuar a desenvolver a utilização do PHC, optimizando ao máximo os recursos existentes.