A tecnologia Blockchain está a mudar os negócios. E vai mudar também o procurement e os seus profissionais. Começa a ser uma revolução comercial e social tão grande quanto o advento da Internet foi nos anos 90. Por isso, nada melhor para tentar perceber o impacto desta tecnologia do que lembrar-se como foi há 20 anos quando se tentava explicar como o mundo iria mudar graças à Internet. Por onde começar então? Talvez pelo mais básico.

O QUE É?

A Blockchain, como a Internet, é uma rede. Uma rede de registos descentralizados que muitos já chamam de Internet de Valor ou Confiança. Um dos aspectos mais importantes a realçar é que a Blockchain resolve muitos dos problemas de que a Internet actualmente sofre. A saber:

• É muito difícil piratear a Blockchain, pois há sempre várias cópias das transacções.
• As transacções são verificadas pelos participantes da rede, eliminando a necessidade de terceiros que reduzem a eficiência em termos de tempo e custos. Esta tecnologia permitirá a automatização de muitas transacções que hoje ainda são manuais.
• Elimina os elevados custos de processamento de transacções, que por norma apresentam um enorme volume de processos e uma baixa margem de lucro.
• As transacções verificadas são seguras e imutáveis.
• Esta imutabilidade permite rastrear a origem das transacções ao longo de toda a cadeia de abastecimento, o que é fundamental no caso de produtos farmacêuticos, alimentos ou outros cujo fornecimento apresente/envolva elevados riscos, nomeadamente em termos de segurança ou de saúde públicas
• Os pagamentos podem ser feitos directamente do cadastro do comprador para o do vendedor, sem a necessidade de intermediação de entidades financeiras.
• Além disso, os pagamentos podem ser executados automaticamente, codificando-os nos chamados “contratos inteligentes”.
• Essa tecnologia mudará radicalmente o trabalho dos departamentos de contabilidade.
• Estima-se que 25% da população mundial não participe da economia porque não possui uma conta bancária ou um cartão de crédito, mas isso pode mudar. A Blockchain abre a possibilidade de criar uma identidade digital unívoca que dê acesso à economia global em condições de igualdade.

TRÊS IDEIAS A RETER
1. É um conceito muito mais amplo e penetrante do que o dos sistemas avançados de cognição, Big Data, análise preditiva, robótica, impressão 3D ou a IoT. Todos eles darão resultados mais práticos e seguros graças à Blockchain.
2. Blockchain, BitCoin, FinTech e Cryptocurrency não são sinónimos.
3. Não pense que levará 20 anos para amadurecer, pois estima-se que a Blockchain atinja o seu expoente máximo dentro de 5 ou 7 anos.

Não cometa o erro de esperar para saber tudo sobre Blockchain, é a tecnologia mais disruptiva da Internet e não vai esperar por quem não está preparado.