Com o avanço das tecnologias, as nossas vidas foram directamente afectadas, desde o aparecimento das redes sociais e dos smartphones, mas não foram as únicas. Também o mundo empresarial e dos negócios foi afectado por este avanço que se deu a nível mundial. Decorreu em Março o evento SAP Ariba Live, em Las Vegas, onde a SAP Ariba partilhou o seu ponto de vista relativamente ao futuro do procurement na indústria.
“Durante as últimas duas décadas o procurement lançou-se numa viagem de transformação radical. Mas a viagem está apenas a começar”, explicou Marcell Vollmer, Chief Digital Officer da SAP Ariba. Prevê que na próxima as empresas enfrentem ainda mais alterações, e acredita que o procurement vai “desempenhar um papel crítico” no desenrolar de novas oportunidades que irão surgir para a cooperação das empresas, criando valor comercial.
O representante acredita que “ao adoptar tecnologias e estratégias digitais, o procurement consegue repensar a sua função, além de oferecer uma poupança nos custos e na eficiência de processos, inovação em termos de combustíveis, e vantagem de mercado”, pelo que acredita que o futuro se encontra neste modelo de negócios.
De acordo com a SAP e o seu prognóstico “Procurement in 2025”, as maiores alterações visíveis serão a nível da automatização das tarefas diárias, espera-se que os sistemas comecem a ser cada vez mais autónomos e inteligentes – e já o começam a ser. Na mesma ideia lógica, prevê-se que eles permitam experiências personalizadas e semelhantes à dos consumidores. A empresa dá o exemplo da SAP Ariba Snap, a plataforma da empresa que possibilita um processo simples e eficiente no acto da compra, com uma rapidez de resultados, pensada tendo em vista as pequenas empresas, proporcionando-lhes um rápido crescimento devido à implementação de opções simples e acessíveis para os clientes.
De seguida, devido à inovação, supõe-se que ao apostarem nas tecnologias as empresas consigam dar a conhecer melhor a marca, e com isso se tornem líderes de mercado. Isto irá permitir que as entidades apostem em melhores práticas, investindo nos recursos internos de modo a que estas práticas se tornem mais sustentáveis e mais éticas.
A terceira previsão foca-se na conexão que as empresas terão entre si, e a SAP Ariba considera que o procurement terá um papel fundamental para a cooperação entre as entidades, tomando o papel de impulsionador ao tornar as formas de fazer negócios mais colaborativas. Através do uso das redes para se conectar a fornecedores, clientes e fornecedores pelo mundo o procurement tornar-se-á mais eficiente.
Será ainda necessário que as empresas se encontrem em sistemas “hiper-conectados” que permitam uma unificação que ofereça velocidade e agilidade de negócios, e que se irá tornar a padronização do procurement.
Por fim, é apresentado o novo câmbio dentro do mundo dos negócios: os dados. Estas informações são importantíssimas para o crescimento do negócio, e graças a esta tecnologia em tempo real, tanto os compradores como os vendedores irão ter conhecimento que lhes irá permitir criar previsões, sistemas de blockchain e inteligência artificial de modo a fazer decisões mais inteligentes e estudadas. Através da pro-actividade os negócios irão progredir muito mais fácil e rapidamente.