De modo a conseguir competir com a Amazon e a Alibaba, o El Corte Inglés pretende aproveitar-se da localização das suas lojas para as tornar em centros logísticos de modo a conseguir aumentar a sua velocidade de entrega de produtos. “Podemos entregar em menos de duas horas a quase toda a população de Espanha”, conta Dimas Gimeno, Presidente do El Corte Inglés.
O Presidente aponta ainda a vantagem de estarem no centro das cidades e conseguirem mais facilmente chegar a todos os clientes, e mostram-se dispostos a criar acordos com empresas de distribuição, como a Deliveroo ou a Glovo, de modo a reduzir o tempo de espera para até meia hora.
Em vista estavam planos de expansão da cadeia, como por exemplo, chegar à América latina, ou mais centros comerciais em Espanha, mas esses planos tiveram de ser adiados, devido ao grande investimento de que a cadeia precisa para este projecto. Neste momento pode contar com um inventário quase a tempo real e com todas as referências existentes nas lojas na sua plataforma online.
A sua vantagem competitiva é a sua base de dados de 75 anos de história, que poderá resultar numa firme experiência multicanal. O presidente denuncia ainda a desigualdade de competitividade com as grandes tecnológicas, devido a estas não pagarem impostos, e assim economizarem imenso, “A desigualdade fiscal que existe não pode continuar, a Europa tem de actuar. Não podemos pagar uma série de impostos que eles economizam. Ou os regulam a eles ou nos desregulam a nós”, comenta.