Funciona como um site de encontros entre marcas e fabricantes, e está agora a celebrar o seu primeiro aniversário com os seus 1.500 clientes. Falamos da Foursource, uma empresa sediada em Berlim, na Alemanha, que foi desenvolvida com a finalidade de eliminar o trabalho intermediário entre as marcas e os seus fornecedores, de modo a responder facilmente às necessidades de cada um, e a tornar o processo mais transparente, para que tanto os fornecedores como as marcas encontrem mais facilmente os parceiros de negócio que melhor satisfazem as suas necessidades.
Dos 1.500 clientes – dos quais 200 são marcas – com que conta actualmente em 40 países, além de estar presente fisicamente em nove deles (Alemanha, Portugal, Índia, Sri Lanka, Turquia, Paquistão, Etiópia, Marrocos e Egipto), a Foursource tenta “alcançar o mundo”, como conta à Supply Chain Magazine Francisco Carlão, CTO da empresa.
Tudo começou quando, em 2016, investidores alemães de famosas marcas de vestuário apresentaram as suas dificuldades ao actual CEO da empresa, Godecke Wessel, que na altura ocupava o cargo de Global COO na empresa de e-commerce Westwing Home & Living, e sugeriram que criasse uma plataforma que fizesse o contacto directo entre a marca e os diversos fornecedores a ela associados. Em Agosto, Godecke contactou Francisco Carlão, Jonas Wand (CSO) e Steffen Seel (CPO) e juntos levaram o projecto avante, sendo que no mês seguinte já tinham um protótipo.
Em Abril de 2017, já com uma equipa um pouco maior, foi lançada a plataforma online, e de seguida veio o maior desafio, a divulgação da mesma entre as empresas e os fornecedores, pois sem eles, não haveria interesse de nenhuma das partes. Divulgaram-no através de feiras e apresentando as ideias directamente aos interessados, tendo tido também o apoio de grandes marcas que funcionaram como “business partners” e ajudaram com os primeiros dados e divulgação.
Mas como funciona a plataforma da Foursource? A Supply Chain Magazine responde! Trata-se de uma plataforma em que uma empresa se regista, podendo escolher entre três modalidades de participação: Lite, Professional e Enterprise, de 199, 395 e 990€, respectivamente. A primeira opção pode ter até 1 utilizador e uma marca/fábrica associada, a intermédia 5 utilizadores e 3 associadas, e a última 10 utilizadores, mas sem limite de associados.
Depois, a empresa terá de criar o seu perfil, que incluirá detalhes como a sua oferta/procura, preço e localização, e irá procurar, tendo em conta as suas necessidades, os perfis das outras empresas que mais lhe agradem. “Todos os contactos que se encontram na base de dados são fornecidos pelos próprios membros”, afirma Francisco Carlão, garantindo que os dados que se encontram no site não foram provenientes de outros locais da internet.
O CTO da Foursource conta que tentam combater a falta de transparência do mercado, e que embora as empresas se possam registar no site, existe um processo de verificação dos dados fornecidos por parte de elementos internos, de modo a evitarem falsos dados. Como tal, é ainda feita uma validação de certificações (GOTS, WRAP) para que seja confirmado que foram concedidos pelas entidades correspondentes e assim, através de um sistema verificado, as empresas conseguirem garantir não só que estão a entrar em contacto com a pessoa responsável pela empresa (e não alguém que decidiu criar um perfil em nome da mesma), mas também que o fornecedor detém a certificação necessária.
Apesar de já contar com alguma notoriedade além-fronteiras, a Foursource ainda se encontra num crescimento crescente, contando com uma centena de novos clientes mensais, número que tende a aumentar, estando ainda a criar novas parcerias com certificações de qualidade de forma a conseguirem garantir a autenticidade de todos os dados fornecidos. Esta nova plataforma é o futuro da comunicação entre as empresas, de forma confiável e com qualidade garantida.