Seguindo o plano de transformação Carrefour 2022, o retalhista francês Carrefour anunciou que lançou a primeira cadeia de blockchain para alimentos da Europa, através dos seus frangos Auvergne Filière Qualité. É a primeira, mas a companhia pretende ampliar esta tecnologia para mais oito linhas de produtos animais e vegetais antes do final do ano.

O blockchain terá como função fornecer informações de rastreabilidade, não apenas relativamente ao produto, mas também aos produtores, processadores e distribuidores, por exemplo. No caso da linha de frangos em que o blockchain já se encontra a funcionar, os consumidores poderão saber onde cada animal foi criado, quem o criou, de que se alimentou ou onde foi abatido.

O Carrefour pretende assim garantir, até 2022, que cada produto que venda tenha um código QR específico com todas as informações relativas a um certo e determinado produto, de modo a que os consumidores tenham conhecimento de toda essa informação no momento, através dos seus smartphones. Ao mesmo tempo, a cadeia francesa aumenta ainda a segurança dos seus produtos vendidos.

“É algo inédito na Europa e irá proporcionar aos consumidores uma garantia de transparência completa no que à rastreabilidade dos nossos produtos diz respeito”, explica Laurent Vallée, secretário geral e responsável de qualidade e segurança alimentar da companhia.