Inserida num sector tradicional da economia e em anos menos bons para a construção, a Sotecnisol soube modernizar-se, inovar e antecipar a mudança. Investir na agilização da sua cadeia de abastecimento tem-se revelado fundamental e um garante para o êxito das suas operações que, cá ou no estrangeiro, visam sempre o mesmo: a satisfação do cliente.

A Sotecnisol é um daqueles casos raros em que a logística e a gestão da supply chain estão há muito na agenda do ‘board’ da empresa. “Temos um conjunto diverso de obras espalhado pelo país, mas também no estrangeiro. E, com excepção de Espanha, todos os materiais necessários à sua execução saem daqui, pois são abastecidas directamente por nós”, começa por explicar José Luís Castro, CEO da companhia, falando sobre a importância da logística na actividade da empresa.

Tudo na actividade da Sotecnisol foi crescendo, “o que fez com que a nossa operação de logística fosse também crescendo, nomeadamente em termos de complexidade”. A tal ponto que têm em curso um levantamento de todos os processos e necessidades logísticas da empresa “por forma a planearmos uma mudança que nos permita duplicar a facturação em termos de distribuição de materiais”.

É que, neste meio tempo, e com a digitalização a acontecer transversalmente na sociedade e na economia, a Sotecnisol não parou e foi pioneira na venda de material de construção online. Criaram o Obras 360º e com a entrada no segmento do comércio electrónico vieram também necessidades e exigências operacionais distintas. “Estamos a montar a plataforma logística que servirá de suporte a todas estas alterações que temos em curso, pois trata-se de uma operação com características marcadamente diferentes da que tínhamos anteriormente”, sublinha José Luís Castro.

Como têm vindo a aumentar substancialmente o número de referências e o número de operações a realizar, foi fundamental munirem-se de novas ferramentas e formas mais eficazes de o fazerem.

Em termos de gestão de armazém e distribuição, a Sotecnisol opera com o Eye Peak, a ferramenta escolhida tendo em vista a optimização da gestão dos seus armazéns, sendo a implementação da Inovflow, Primavera Premium Partner.

A supply chain da Sotecnisol, as mudanças em curso e as melhorias já alcançadas em destaque na Supply Chain Magazine N.º 1, dentro de dias.