Verão e as alterações climáticas são significado de temperaturas extremas, criando constantes desafios para proteger e defender os seus produtos termossensíveis (medicamentos ou alimentos).

Tomando como exemplo, as vacinas, são produtos biológicos sensíveis que vão perdendo a potência ao longo do tempo, sobretudo quando expostas ao calor, à luz solar e fluorescente, e em alguns casos quando estão expostas ao frio, podendo provocar alterações na resposta imunológica quando administradas no organismo.

Relativamente aos alimentos, estes necessitam também de um controlo. O frio está presente na área alimentar, de maneira a causar uma diminuição da reatividade química e enzimática, assim como inibir a multiplicação de microrganismos nocivos para a saúde humana ou animal. Nestas alturas de elevadas temperaturas e ao mesmo tempo de grande procura de produtos refrigerados e congelados, as empresas necessitam de estar preparadas a nível de procedimentos e equipamentos para a sua eficiência, procurando criar a confiança e a satisfação do consumidor.

Cada vez mais a cadeia térmica se torna fundamental, já por isso existem empresas especializadas totalmente focadas para poder minimizar todos estes obstáculos com sistemas, muitas vezes simples, mas adequados para as operações. Estamos a falar de mochilas para transporte de alimentos que permitem entregar no last mile em condições, havendo algumas que já monitorizam, podendo mostrar total segurança ao consumidor.

Com a rapidez de necessidades existente, cada vez mais temos a necessidade de qualificar soluções para a micrologística, pois teremos de entregar produtos de diferentes gamas de temperatura.

Nesta altura do ano existe uma sazonalidade em muitos locais em que por vezes se consegue armazenar em condições, usando mantas isotérmicas adequadas com acumuladores específicos, evitando as alterações nos produtos.

O que pode vir a ser um problema, para nós é um desafio!

Manuel Pizarro
Partner & General Manager da Advanced Products Portugal