A última edição do estudo da Informa D&B sobre os comportamentos de pagamento das empresas, apurou que apenas 20% das empresas em Portugal cumprem os prazos de pagamento acordados com os seus fornecedores. 

Ainda assim, apontou-se uma melhoria na percentagem de empresas cumpridoras que, há cinco anos, era de 15%. Além disso, a redução de atrasos significativos fez diminuir o número médio de dias de atraso nos pagamentos, que passou dos 26,6 em 2020 para os atuais 22,6. No mesmo período, a percentagem de empresas com atrasos superiores a 90 dias desceu de 7% para 5%.

Contudo, esta melhoria dos comportamentos de pagamento das empresas acontece a um ritmo mais lento em comparação com a União Europeia (UE), segundo os dados do estudo. A percentagem de empresas na UE que cumprem os prazos de pagamento passou de 38% em 2013, para os 49% no final de 2024, após a introdução da Diretiva Europeia de Pagamentos, transposta em 2013. No mesmo período, a percentagem de empresas cumpridoras em Portugal subiu dos 17% para os 19%. A diferença entre Portugal e a UE era de 21 pontos percentuais em 2013, tendo passado para 30 pontos percentuais no final do ano passado.

A nível internacional, o cenário não é positivo para as empresas portuguesas. Nos 41 países analisados na última edição do estudo “Payment Study”, elaborados pela CRIBIS D&B, com dados de 2024, e no qual a Informa D&B participa com informação das empresas nacional, Portugal ocupa a penúltima posição, ficando à frente da Roménia.

De acordo com a Informa D&B, os atrasos nos pagamentos são transversais a todos os setores e regiões do país, embora com algumas diferenças. O menor atraso médio é registado no setor Grossista (20 dias), enquanto os Transportes têm o maior atraso neste indicador (30 dias). A nível regional, a Madeira tem a menor percentagem de empresas cumpridoras e o mais elevado número médio de dias de atraso (26 dias). Por sua vez, o menor atraso (20 dias) é registado nos Açores.

No que diz respeito à dimensão, nas grandes empresas apenas 4% cumprem os prazos acordados com os fornecedores. A percentagem de cumprimento vai subindo à medida que desce o escalão de dimensão das empresas: 11% nas médias, 19% nas pequenas e 24% nas micro.