Segundo um estudo da Supply Management entre vários profissionais da área do procurement, os três atributos principais para uma boa equipa desta área são a colaboração, a criatividade e uma comunicação eficaz. Também foram apontadas competências como inteligência emocional e ser um comunicador influente.

Neste mesmo estudo foi analisado o treino que cada pessoa tem relativamente às “people skills”, ao que um terço dos inquiridos conta que não teve qualquer contacto com esta área antes, pelo que não receberam qualquer treino ou desenvolvimento destas capacidades. Enquanto isso, 68%, mais de dois terços, revela que passa quase metade do seu tempo laboral em contacto com pessoas, seja através de conferências, reuniões, apresentações, entre outras.

88% dos inquiridos afirma que as decisões da empresa não são tomadas, na sua totalidade, através de dados reais.

O inquiridor, David Loseby, conta que o investimento nas soft skills não é suficiente, e apontou um estudo do World Economic Forum que aponta sete habilidades importantes necessárias para as mudanças que estão a ocorrer no mundo, das quais três não foram apontadas por nenhum dos inquiridos (iniciativa e empreendimento, avaliação e análise de informação e curiosidade e imaginação).

Loseby conta que as equipas de procurement mais eficazes já atingiram uma estabilidade e que neste momento só conseguem lucrar através de novos métodos de trabalho e de inovação e que actualmente, segundo os resultados, existe uma escassez de grandes sonhadores nestas profissões em que estas capacidades são tão importantes.

O investigador conta que o procurement vai sofrer uma reviravolta com a chegada de analistas de dados, inteligência artificial, robótica, pelo que terá de apostar nas competências das pessoas de modo a marcar a diferença. Como tal, aponta qualidades importantes como a confiança e a colaboração para a gestão de relacionamentos, e considera que estas exigem ser realçadas continuamente.