A Decopharma, especialista em serviços logísticos para o sector farmacêutico, está a implementar a mais recente versão do sistema de gestão de armazéns e redes de distribuição da Primavera: o Eye Peak 10, lançado oficialmente no passado dia 15 de Novembro. A Inovflow é a empresa responsável pela implementação, num projecto pioneiro à escala global, em que irá optimizar a gestão da logística do seu parceiro de longa data.

O Eye Peak 10 integra um conjunto de melhorias ao nível da navegação, que se tornou mais simples e intuitiva e também tem novas funcionalidades, como a possibilidade de fazer drill down, filtros multi-restrições e novas explorações. Abarca a gestão física e documental do fluxo de mercadorias, faz o planeamento contínuo para acompanhamento das actividades e controlo de stocks em tempo real e garante a optimização do armazém.

Em concreto, permite gerir todos os processos que vão desde a recepção ou recolha de uma mercadoria até à sua expedição. Permite a visualização em 2D do armazém, para facilitar o desenho e a configuração de localizações, faz sugestões para o espaço ideal de armazenamento tendo em conta as dimensões do material a guardar e mantém um inventário permanente e em tempo real dos vários armazéns, entre outras funcionalidades.

A Decopharma, que já usava software Primavera, decidiu manter-se com a tecnologia da software house portuguesa neste novo investimento: «necessitávamos de incorporar mais tecnologia para melhorar a produtividade, e debatiamo-nos com um WMS muito fiável, é verdade, mas já bastante antigo, em que as inovações tecnológicas eram de difícil e cara implementação», admite Miguel Faustino, director da companhia.

«Com a já próxima entrada em vigor do Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos, precisávamos também por essa via, de possuir um WMS tecnologicamente avançado, que permitisse a implementação deste novo procedimento».