Numa altura em que a campanha das vindimas já está no terreno, num ano atípico e difícil para a vinha e que irá ter repercussão na produção do vinho, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresentou um estudo realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“Rumo Estratégico para o Sector dos Vinhos do Porto e do Douro” foi encomendado à UTAD pelo IVDP e do trabalho resultaram três documentos: Estudos de Base, Síntese Informativa e Proposta de Plano de Acção.
Os destinatários deste estudo são os agentes económicos e institucionais ligados ao sector dos vinhos do Porto e Douro e à Região Demarcada do Douro.

Num contexto de desafios provocados pelas rápidas alterações ocorridas nas últimas três décadas, na economia mundial e na indústria do vinho, em particular, a iniciativa visa gerar conhecimento que permita suportar a definição de um rumo estratégico de sustentabilidade do sector, tendo como objectivo geral o reforço da competitividade tanto no mercado nacional como internacional.

Em termos práticos, são 11 medidas distintas para reforçar a competitividade do sector vitivinícola duriense, entre as quais está, por exemplo, a criação de uma plataforma logística no Douro e a implementação de um sistema de balcão único para simplificar o relacionamento dos agentes económicos com o Estado. A ideia é concentrar o relacionamento dos agentes com o Estado num único interlocutor, o IVDP.

No caso da plataforma logística, o propósito é diminuir as barreiras económicas e logísticas na exportação a partir do Douro, concentrando num único espaço os serviços de armazenagem final, de logística, transporte, despachante oficial e serviços aduaneiros.

O tema mais difícil de entre as 11 medidas é o da regulação competitiva, já que implica promover um equilíbrio entre as denominações Porto e Douro, produzidas a partir das mesmas uvas, mas que são valorizadas de forma completamente distinta. A redução da área de vinha, através de saídas voluntárias, é uma hipóteses equacionada, mas, no essencial, o estudo defende a necessidade de mais estudos.

Em termos de promoção, implementar um Sistema Inteligente de Mercado para uso das empresas e organizações ligadas à promoção dos vinhos é uma das medidas preconizadas neste âmbito, bem como o reforço da promoção colectiva em mercados prioritários, como os EUA e o Canadá, assim como a melhoria da comunicação online aos consumidores e mercados.

A redução do stock mínimo é uma das medidas já consensualizadas no sector, no âmbito do Conselho Interprofissional do IVDP, onde estão equitativamente representados o comércio e a produção. É também uma forma de permitir a entrada de novos operadores.

Os três documentos estão disponíveis no site do IVDP.