Procurement… Quem não o faz? Todos, essa é a verdade, mas a que ponto apostam as empresas nesse departamento e porque devemos apostar nele? Precisamente por todos interagirmos constantemente enquanto seres humanos e necessitarmos de certas ferramentas que outros possuem. Quando se fala em procurement indirecto, distinguem-se várias ferramentas: fala-se em fornecimento, gestão de aprovisionamento, gestão de contratos e procure-to-pay (P2P)… Para os fornecedores de software isto não é um problema, mas quando se trata de organização interna, poderá ser.
Um departamento de compras pode poupar a contratação de vários departamentos que terão diversas funções e informações distintas, e isto não só dificulta a comunicação entre eles, mas também poderá gerar problemas na prontidão da resposta e troca de ideias. Ao ter uma equipa dedicada a todas estas funções, sempre em contacto constante, as empresas poderão oferecer uma resposta mais rápida e directa, ao invés de ter de haver um contacto muito maior e demorado antes de haver uma decisão final. O facto de toda a informação estar espalhada pela empresa é, assim, facilmente contornada, ao mesmo tempo que reduzimos os custos e melhoramos uma área importante, e crítica, da nossa empresa, criando um único departamento dedicado a este serviço e com as ferramentas necessárias para tal.
Ao invés de vários departamentos terem um software específico para cada caso, muitas vezes adaptados às necessidades e não criados especificamente para elas, seria muito mais vantajoso haver apenas um departamento com um único software específico para procurement criado para sustentar todas as necessidades da empresa. Além do mais, no caso de não existir um padrão no fornecimento, como peças de automóvel em que temos um modelo com medidas específicas e nos bastaria apenas fazer uma comparação de preço/qualidade, poderá ser mais complicado para comparar produtos, pegando precisamente no exemplo destes e de outros softwares, ou até mesmo energia.
Através de uma única plataforma, e de um único departamento, as empresas podem comprar tanto bens como serviços directa e externamente, sendo que hoje em dia existem softwares cada vez mais complexos e fáceis de usar a preços competitivos de mercado.
E você? Já criou um departamento de compras hoje?