De acordo com um estudo realizado pela CBRE sobre o mercado norte-americano, os mil milhões de metros quadrados de armazenagem que foram construídos nos últimos 10 anos são apenas cerca de 11% do espaço disponível para armazenagem, e os restantes 89% representam a grande maioria construída anteriormente a essa data, e que poderá não estar apropriada para o uso de tecnologia de comércio online.
A idade média dos armazéns encontra-se nos 34 anos, o que, segundo o relatório da CBRE, representa armazenagem completamente obsoleta para as empresas que se procuram modernizar e encontrar um espaço que seja favorável ao uso de tecnologias.
Estes armazéns antigos são normalmente encontrados em áreas populosas, e muitas vezes têm tectos mais baixos, um chão desnivelado e menos metros quadrados que os novos, distribuídos pelos arredores das grandes cidades, tornando-se menos apelativos para as empresas de comércio online, que procuram um local mais acomodável para instalarem novas tecnologias, que procuram maximizar a eficiência e o espaço disponível.
Embora se possa pensar que uma localização mais próxima possa ser mais vantajosa para uma empresa, a preferência encontra-se nas periferias, devido a esta localização mais afastada tornar possível uma melhor deslocação de cargas e descargas, bem como acomodação e adaptação aos novos meios tecnológicos, pelo que as empresas de comércio online terão de passar por muitas mais dificuldades caso optem por um armazém mais próximo do mercado.
Como tal, no caso de optarem por um destes armazéns, provavelmente terão de abdicar de certas vantagens, como a altura do armazém ou local para estacionamento, já no caso de ser um moderno, instalado fora da cidade, pode vir a ser mais avançado tecnologicamente e entregar mais depressa produtos a locais mais distantes, pois por vezes poderá haver inconvenientes, como tráfego, ao sair de um local urbano.