tendências de consumo e retalho na logística.

Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?

 

A cadeia de abastecimento de produtos de grande consumo (FMCG) sempre se organizou de forma linear: da produção ao armazém, do armazém ao distribuidor, do distribuidor ao retalho e, finalmente, ao consumidor. Mas a realidade do mercado já não é linear. É instantânea, fragmentada, omnicanal e permanentemente pressionada pela velocidade e pela imprevisibilidade.

O consumidor de hoje espera disponibilidade imediata, transparência total e soluções sustentáveis. Tudo ao mesmo tempo. Para os fabricantes, distribuidores e operadores logísticos, isto significa repensar os modelos tradicionais e preparar cadeias de abastecimento para que funcionem em tempo real, que antecipem procura, que se ajustem a contextos de disrupção e que incorporem tecnologia como inteligência artificial, automação, digital twins ou analítica preditiva.

tendências de consumo e retalho na logística.

Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?

A cadeia de abastecimento de produtos de grande consumo (FMCG) sempre se organizou de forma linear: da produção ao armazém, do armazém ao distribuidor, do distribuidor ao retalho e, finalmente, ao consumidor. Mas a realidade do mercado já não é linear. É instantânea, fragmentada, omnicanal e permanentemente pressionada pela velocidade e pela imprevisibilidade.

O consumidor de hoje espera disponibilidade imediata, transparência total e soluções sustentáveis. Tudo ao mesmo tempo. Para os fabricantes, distribuidores e operadores logísticos, isto significa repensar os modelos tradicionais e preparar cadeias de abastecimento para que funcionem em tempo real, que antecipem procura, que se ajustem a contextos de disrupção e que incorporem tecnologia como inteligência artificial, automação, digital twins ou analítica preditiva.

Nesta conferência, vamos explorar os

desafios e as oportunidades desta reinvenção:

Da linearidade à agilidade instantânea: como encurtar ciclos e ganhar resiliência.

Tecnologia invisível, impacto visível: como a IA e a automação estão a mudar a tomada de decisão.

Sustentabilidade em cadeias rápidas: como conciliar velocidade e responsabilidade ambiental.

Colaboração em ecossistema: o papel da partilha de dados, plataformas digitais e novos modelos de parceria.

O setor FMCG está no epicentro da transformação porque a sua supply chain é o primeiro reflexo das mudanças no comportamento do consumidor. 

O desafio está lançado: será possível reinventar um sistema desenhado para o linear, num mundo que exige o instantâneo?

ORADORES

Pedro Pimentel

Pedro Pimentel

Diretor-geral, Centromarca

Manuel Salema Reis

Manuel Salema Reis

CEO, Avenidas Group

Luísa Santos

Luísa Santos

Area Manager - Supply Chain Operations, Sonae MC

Virgílio Vaz

Virgílio Vaz

Senior Supply Chain Consultant

Pedro Paiva

Pedro Paiva

Diretor de logística, Panidor

Ricardo Marques

Ricardo Marques

Supply chain director, Bel Portugal

Danilo Hassamo

Danilo Hassamo

Finance & Supply Chain Director, PrimeDrinks

Beatriz Castanhas

Beatriz Castanhas

Técnica de estudos de mercado, GS1 Portugal

Filipa Tomás

Filipa Tomás

Founder, Academia Desculpa Lá

Sofia Pereira Lopes

Sofia Pereira Lopes

Logistics Consultant, Academia Desculpa Lá

Nuno Serradas Duarte

Nuno Serradas Duarte

Co-founder & Executive chairman, Lyzer

Artur Manuel Santos

Artur Manuel Santos

Supply Chain director, Lactalis

Mauro Monteiro

Mauro Monteiro

Business Development Director Iberia, Americold

Vítor Enes

Vítor Enes

Director Geral de Business Development, Luís Simões

PROGRAMA

13h45 – Credenciação e receção dos participantes

14h30 – Abertura

  • Filipe Barros, Managing director – Supply Chain Magazine

14h40 – A incerteza como motor de transformação

  • Pedro Pimentel, diretor-geral, Centromarca

15h00 – Tecnologia invisível, impacto visível

  • Nuno Serradas Duarte, Co-founder & Executive Chairman, Lyzer

15h20 – Mesa redonda | Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?

  • Luísa Santos, Area Manager – Supply Chain Operations, Sonae MC
  • Manuel Reis, CEO, Avenidas
  • Mauro Monteiro, Business Development Director Iberia, Americold
  • Vítor Enes, Director Geral de Business Development, Luís Simões
  • Artur Manuel Santos, Supply Chain director, Lactalis
  • Moderador: Virgílio Vaz, Senior Supply Chain Consultant

16h00 – Coffee Break & Refreshments

16h25 – Da Reação à Antecipação: A Transformação S&OP na Panidor

  • Pedro Paiva, diretor de logística, Panidor

16h45 – Quando as Pessoas Entendem o Todo, Fazem o TUDO

  • Sofia Pereira Lopes, Logistics Consultant, Academia Desculpa Lá
  • Filipa Tomás, Founder, Academia Desculpa Lá

17h00 – Painel-debate | Insights relevantes para o retalho com a GS1 Portugal

  • Ricardo Marques, Supply chain director, Bel Portugal
  • Luísa Santos, Area Manager – Supply Chain Operations, Sonae MC
  • Danilo Hassamo, Finance & Supply Chain Director, PrimeDrinks
  • Moderadora: Beatriz Castanhas, Técnica de estudos de mercado, GS1 Portugal

17h30 – Encerramento

vALORES E CONDIÇÕEs

PATROCINADORES

Deixe a sua marca em líderes empresariais influentes, comunique a sua mensagem a uma audiência atenta à inovação, associe-se a conteúdos e informação de relevo, promova diálogos pertinentes e proximidade com o seu público-alvo.
É por isso que estas empresas estão connosco!

ANFITRIÃO

PARCEIRO

GOLD

SILVER

DEVLOP_PATROCINADOR_FMCG

APOIO

Como chegar

Sonae MC

Estrada Outurela 118, Edifício Imopolis, Bloco D 2790-114 Carnaxide
Referência Parque Holanda

Contactos

Filipe Barros, Executive Manager
filipe.barros@supplychainmagazine.pt

+351 936 171 445

Samantha CasasSales Manager
samantha.casas@supplychainmagazine.pt

+351 910 501 018

Dora AssisEvents & Content Manager
dora.assis@supplychainmagazine.pt

+351 918 946 422

INSCRIÇÕES