


OBJECTIVOS
A Certificação CIPP ® foi desenhada de modo a responder às crescentes necessidades de conteúdos avançados para as áreas de Procurement e da Gestão de Cadeia de Abastecimento, em mercados próprios ou internacionais. De um modo mais específico, esta certificação foi elaborada por profissionais internacionais com elevada experiência, “no terreno”, destas temáticas.
É uma certificação adequada a todos os profissionais que desejam elevar as suas competências técnicas, agregando uma maior confiança no seu “dia a dia” sob todas as suas responsabilidades funcionais e, com isso, promover o futuro sucesso da sua carreira profissional.
OBJECTIVOS
A Certificação CIPP® foi desenhada de modo a responder às crescentes necessidades de conteúdos avançados para as áreas de Procurement e da Gestão de Cadeia de Abastecimento, em mercados próprios ou internacionais. De um modo mais específico, esta certificação foi elaborada por profissionais internacionais com elevada experiência, “no terreno”, destas temáticas.
É uma certificação adequada a todos os profissionais que desejam elevar as suas competências técnicas, agregando uma maior confiança no seu “dia a dia” sob todas as suas responsabilidades funcionais e, com isso, promover o futuro sucesso da sua carreira profissional.
Edições realizadas
15 online, 8 Moçambique, 1 Portugal e 1 Angola.
Profissionais Certificados
Países de Proveniência
Moçambique, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e África do Sul.
%
Certificação Internacional
97,4% dos Profissionais obtiveram a Certificação Internacional CIPP™
%
evolução profissional
27,9% dos Profissionais Certificados evoluíram para um novo percurso profissional ou melhoria da sua remuneração no período compreendido entre 3 e 6 meses, após a conclusão da certificação.
PÚBLICO ALVO
A Certificação Internacional de Profissional de Procurement CIPP ® é direccionada especificamente para profissionais nas seguintes áreas / cargos:
- CEO’s / Directores Gerais;
- Directores de Procurement;
- Gestores de Fornecedores;
- Consultores em Supply Chain;
- Compradores / Compradores Séniores;
- Directores de Operações;
- Directores Financeiros;
- Profissionais nas áreas de Logística, Operações, Gestão de Projectos com 3 anos de experiência.

PÚBLICO ALVO
A Certificação Internacional de Profissional de Procurement CIPP ® é direccionada especificamente para profissionais nas seguintes áreas / cargos:
- CEO’s / Directores Gerais;
- Directores de Procurement;
- Gestores de Fornecedores;
- Consultores em Supply Chain;
- Compradores / Compradores Séniores;
- Directores de Operações;
- Directores Financeiros;
- Profissionais nas áreas de Logística, Operações, Gestão de Projectos com 3 anos de experiência.

Coordenador científico do programa
Miguel Nuno Silva
Senior Int ‘l Consultant & CIPPTM
Certified Trainer in Procurement
Percurso profissional
- Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI;
- Experiência profissional de mais de 30 anos, dos quais 24, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria;
- Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro;
- Desempenhou funções de Direção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de atividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial;
- Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management;
- Responsável, em 2008/09, por projeto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional;
- Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projeto em Moçambique;
- Em 2016, desempenhou o cargo de Diretor Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique;
- Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019;
- Desempenhou o cargo de Diretor Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF);
- Senior Partner da Admicami, Lda (MZ) desde 2014;
- CIPP™ International Trainer desde 2020;
- Coordenador Científico do Programa CIPP™ na Católica Luanda Business School (Angola).

Coordenador científico do programa
Miguel Nuno Silva, Senior Int ‘l Consultant & CIPPTM, Certified Trainer in Procurement
Percurso profissional
- Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI;
- Experiência profissional de mais de 30 anos, dos quais 24, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria;
- Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro;
- Desempenhou funções de Direção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de atividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial;
- Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management;
- Responsável, em 2008/09, por projeto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional;
- Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projeto em Moçambique;
- Em 2016, desempenhou o cargo de Diretor Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique;
- Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019;
- Desempenhou o cargo de Diretor Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF);
- Senior Partner da Admicami, Lda (MZ) desde 2014;
- CIPP™ International Trainer desde 2020;
- Coordenador Científico do Programa CIPP™ na Católica Luanda Business School (Angola).
Plano de Estudos
Princípios Estratégicos do Procurement
- Considerações Gerais sobre Estratégias de Compras;
- Preço vs. Custo;
- Pessoas, Processos e Tecnologia de Suporte;
- Procedimento sobre Seleção de Fornecedores / Prestadores de Serviços;
- Considerações sobre Capacidades a Atributos dos Fornecedores.
Gestão de Projectos na Área de Procurement
- Definição de Projecto;
- Gestão / “On board” dos Stakeholders;
- Papéis e Responsabilidades (R.A.C.I);
- Identificação de Riscos, Noção e Definição de Categorias;
- Project Breakdown (W.B.S);
- Ferramentas de/para a Gestão de Projectos;
- Caminho Crítico e Gráficos de Gantt.
Cenário base
- Estrutura de Custos: Orçamento Anual Global;
- Criação e Gestão de Categorias de despesas;
- Análise ABC de Stocks / Análise de Pareto (80/20);
- Oportunidades de Melhoria;
- Actuais Fornecedores: Identificação; Qualificação; Análise de Gaps / Desvios e Procedimento(s) de Avaliação.
Análise da Cadeia de Abastecimento
- Análise de Mercado;
- As 5 Forças de PORTER;
- A Análise PEST(EL);
- A Análise SWOT.
Estratégias Avançadas para FCMG
- Levantamento de Necessidades;
- Requisitos vs. Peso (importância);
- Integração dos Stakeholders no processo;
- Identificação dos Canais de Distribuição;
- Mapeamento de Requisitos vs. Canais de Distribuição.
Gestão de Fornecedores
- Sourcing tradicional vs. sourcing estratégico;
- Requisitos de selecção (short list);
- Importância da Qualificação de Fornecedores;
- Identificação de Pontos Críticos (showstoppers);
- Ranking de Fornecedores /Prestadores de Serviços e Análise de Desvios.
Processo de Consulta ao Mercado (Boas Práticas)
- Definição das regras gerais do processo de consulta;
- Objetivos e Objeto da Consulta (Escopo);
- Timetable procedimental;
- Avaliação Técnica e Financeira das Propostas;
- Termos e Condições;
- Níveis de Serviço e KP ́s;
- Negociação;
- Desenvolvimento e Gestão de Cadeia de Abastecimento.
Inscrição
Super Early Bird
2.241€ após 11 de abril de 2025 / 2.490€ após 06 de maio de 2025- Kit do Participante;
- Documentação de Suporte;
- Coffee-Break Matinal e Almoço nos 3 dias do Evento;
- Certificado de Presença (Admicami, Lda. / hard copy);
- Certificado Internacional CIPP™ (soft / hard copy).
Inscrição
Super Early Bird
2.241€ após 11 de abril de 2025 / 2.490€ após 06 de maio de 2025- Kit do Participante;
- Documentação de Suporte;
- Coffee-Break Matinal e Almoço nos 3 dias do Evento;
- Certificado de Presença (Admicami, Lda. / hard copy);
- Certificado Internacional CIPP™ (soft / hard copy).
TESTEMUNHOS 1ª EDIÇÃO
TESTEMUNHOS 1ª EDIÇÃO
Para mais informações:
+258 842 429 762
Contactos:
Juliana Castro, Project Manager Supply Chain Magazine
juliana.castro@supplychainmagazine.pt
+351 210 499 074
Estacionamento incluído no Hotel – sob disponibilidade de lugares nas datas de realização do evento.
Hotel HF Fénix Lisboa 4* | Horário do Evento: 09:00 – 13:00 e 14:30 – 16:30 horas