OBJECTIVOS

A Certificação CIPP ® foi desenhada de modo a responder às crescentes necessidades de conteúdos avançados para as áreas de Procurement e da Gestão de Cadeia de Abastecimento, em mercados próprios ou internacionais. De um modo mais específico, esta certificação foi elaborada por profissionais internacionais com elevada experiência, “no terreno”, destas temáticas.

É uma certificação adequada a todos os profissionais que desejam elevar as suas competências técnicas, agregando uma maior confiança no seu “dia a dia” sob todas as suas responsabilidades funcionais e, com isso, promover o futuro sucesso da sua carreira profissional.

OBJECTIVOS

A Certificação CIPP® foi desenhada de modo a responder às crescentes necessidades de conteúdos avançados para as áreas de Procurement e da Gestão de Cadeia de Abastecimento, em mercados próprios ou internacionais. De um modo mais específico, esta certificação foi elaborada por profissionais internacionais com elevada experiência, “no terreno”, destas temáticas.

É uma certificação adequada a todos os profissionais que desejam elevar as suas competências técnicas, agregando uma maior confiança no seu “dia a dia” sob todas as suas responsabilidades funcionais e, com isso, promover o futuro sucesso da sua carreira profissional.

Edições realizadas

15 online, 8 Moçambique, 1 Portugal e 1 Angola.

Profissionais Certificados

Países de Proveniência

Moçambique, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e África do Sul.

%

Certificação Internacional

97,4% dos Profissionais obtiveram a Certificação Internacional CIPP™

%

evolução profissional

27,9% dos Profissionais Certificados evoluíram para um novo percurso profissional ou melhoria da sua remuneração no período compreendido entre 3 e 6 meses, após a conclusão da certificação.

PÚBLICO ALVO

A Certificação Internacional de Profissional de Procurement CIPP ® é direccionada especificamente para profissionais nas seguintes áreas / cargos:

 

  • CEO’s / Directores Gerais;
  • Directores de Procurement;
  • Gestores de Fornecedores;
  • Consultores em Supply Chain;
  • Compradores / Compradores Séniores;
  • Directores de Operações;
  • Directores Financeiros;
  • Profissionais nas áreas de Logística, Operações, Gestão de Projectos com 3 anos de experiência.

PÚBLICO ALVO

A Certificação Internacional de Profissional de Procurement CIPP ® é direccionada especificamente para profissionais nas seguintes áreas / cargos:

 

  • CEO’s / Directores Gerais;
  • Directores de Procurement;
  • Gestores de Fornecedores;
  • Consultores em Supply Chain;
  • Compradores / Compradores Séniores;
  • Directores de Operações;
  • Directores Financeiros;
  • Profissionais nas áreas de Logística, Operações, Gestão de Projectos com 3 anos de experiência.

Coordenador científico do programa

Miguel Nuno Silva

Senior Int ‘l Consultant & CIPPTM

Certified Trainer in Procurement

Percurso profissional
  • Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI;
  • Experiência profissional de mais de 30 anos, dos quais 24, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria;
  • Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro;
  • Desempenhou funções de Direção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de atividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial;
  • Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management;
  • Responsável, em 2008/09, por projeto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional;
  • Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projeto em Moçambique;
  • Em 2016, desempenhou o cargo de Diretor Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique;
  • Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019;
  • Desempenhou o cargo de Diretor Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF);
  • Senior Partner da Admicami, Lda (MZ) desde 2014;
  • CIPP™ International Trainer desde 2020;
  • Coordenador Científico do Programa CIPP™ na Católica Luanda Business School (Angola).

Coordenador científico do programa

Miguel Nuno Silva, Senior Int ‘l Consultant & CIPPTM, Certified Trainer in Procurement

Percurso profissional
  • Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI;
  • Experiência profissional de mais de 30 anos, dos quais 24, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria;
  • Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro;
  • Desempenhou funções de Direção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de atividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial;
  • Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management;
  • Responsável, em 2008/09, por projeto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional;
  • Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projeto em Moçambique;
  • Em 2016, desempenhou o cargo de Diretor Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique;
  • Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019;
  • Desempenhou o cargo de Diretor Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF);
  • Senior Partner da Admicami, Lda (MZ) desde 2014;
  • CIPP™ International Trainer desde 2020;
  • Coordenador Científico do Programa CIPP™ na Católica Luanda Business School (Angola).
  •  

Plano de Estudos

Princípios Estratégicos do Procurement
  1. Considerações Gerais sobre Estratégias de Compras;
  2. Preço vs. Custo;
  3. Pessoas, Processos e Tecnologia de Suporte;
  4. Procedimento sobre Seleção de Fornecedores / Prestadores de Serviços;
  5. Considerações sobre Capacidades a Atributos dos Fornecedores.
Gestão de Projectos na Área de Procurement
  1. Definição de Projecto;
  2. Gestão / “On board” dos Stakeholders;
  3. Papéis e Responsabilidades (R.A.C.I);
  4. Identificação de Riscos, Noção e Definição de Categorias;
  5. Project Breakdown (W.B.S);
  6. Ferramentas de/para a Gestão de Projectos;
  7. Caminho Crítico e Gráficos de Gantt.
Cenário base
  1. Estrutura de Custos: Orçamento Anual Global;
  2. Criação e Gestão de Categorias de despesas; 
  3. Análise ABC de Stocks / Análise de Pareto (80/20);
  4. Oportunidades de Melhoria;
  5. Actuais Fornecedores: Identificação; Qualificação; Análise de Gaps / Desvios e Procedimento(s) de Avaliação.
Análise da Cadeia de Abastecimento
  1. Análise de Mercado;
  2. As 5 Forças de PORTER;
  3. A Análise PEST(EL);
  4. A Análise SWOT.
Estratégias Avançadas para FCMG
  1. Levantamento de Necessidades;
  2. Requisitos vs. Peso (importância);
  3. Integração dos Stakeholders no processo;
  4. Identificação dos Canais de Distribuição;
  5. Mapeamento de Requisitos vs. Canais de Distribuição.
Gestão de Fornecedores
  1. Sourcing tradicional vs. sourcing estratégico;
  2. Requisitos de selecção (short list);
  3. Importância da Qualificação de Fornecedores;
  4. Identificação de Pontos Críticos (showstoppers);
  5. Ranking de Fornecedores /Prestadores de Serviços e Análise de Desvios.
Processo de Consulta ao Mercado (Boas Práticas)
  1. Definição das regras gerais do processo de consulta;
  2. Objetivos e Objeto da Consulta (Escopo);
  3. Timetable procedimental;
  4. Avaliação Técnica e Financeira das Propostas;
  5. Termos e Condições;
  6. Níveis de Serviço e KP ́s;
  7. Negociação;
  8. Desenvolvimento e Gestão de Cadeia de Abastecimento.

Inscrição

Inscrição

TESTEMUNHOS 1ª EDIÇÃO

TESTEMUNHOS 1ª EDIÇÃO

Parceiros

SUPPLY-CHAIN-MAGAZINE-PARCEIRO-CIPP
ADMICAMI-PARCEIRO-CIPP
IBEFORUM-PARCEIRO-CIPP

APOIO

HOZEN-APOIO-CIPP

Para mais informações: 

joao.cossa@ibeforum.com

info@admicami.co.mz

+258 842 429 762

  +351 933 637 703

Contactos: 

Juliana CastroProject Manager Supply Chain Magazine

juliana.castro@supplychainmagazine.pt

+351 210 499 074

  +351 966 912 142

Estacionamento incluído no Hotelsob disponibilidade de lugares nas datas de realização do evento.

Hotel HF Fénix Lisboa 4* | Horário do Evento: 09:00 – 13:00 e 14:30 – 16:30 horas