Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?
A cadeia de abastecimento de produtos de grande consumo (FMCG) sempre se organizou de forma linear: da produção ao armazém, do armazém ao distribuidor, do distribuidor ao retalho e, finalmente, ao consumidor. Mas a realidade do mercado já não é linear. É instantânea, fragmentada, omnicanal e permanentemente pressionada pela velocidade e pela imprevisibilidade.
O consumidor de hoje espera disponibilidade imediata, transparência total e soluções sustentáveis. Tudo ao mesmo tempo. Para os fabricantes, distribuidores e operadores logísticos, isto significa repensar os modelos tradicionais e preparar cadeias de abastecimento para que funcionem em tempo real, que antecipem procura, que se ajustem a contextos de disrupção e que incorporem tecnologia como inteligência artificial, automação, digital twins ou analítica preditiva.
Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?
A cadeia de abastecimento de produtos de grande consumo (FMCG) sempre se organizou de forma linear: da produção ao armazém, do armazém ao distribuidor, do distribuidor ao retalho e, finalmente, ao consumidor. Mas a realidade do mercado já não é linear. É instantânea, fragmentada, omnicanal e permanentemente pressionada pela velocidade e pela imprevisibilidade.
O consumidor de hoje espera disponibilidade imediata, transparência total e soluções sustentáveis. Tudo ao mesmo tempo. Para os fabricantes, distribuidores e operadores logísticos, isto significa repensar os modelos tradicionais e preparar cadeias de abastecimento para que funcionem em tempo real, que antecipem procura, que se ajustem a contextos de disrupção e que incorporem tecnologia como inteligência artificial, automação, digital twins ou analítica preditiva.
Nesta conferência, vamos explorar os
desafios e as oportunidades desta reinvenção:
Da linearidade à agilidade instantânea: como encurtar ciclos e ganhar resiliência.
Tecnologia invisível, impacto visível: como a IA e a automação estão a mudar a tomada de decisão.
Sustentabilidade em cadeias rápidas: como conciliar velocidade e responsabilidade ambiental.
Colaboração em ecossistema: o papel da partilha de dados, plataformas digitais e novos modelos de parceria.
O setor FMCG está no epicentro da transformação porque a sua supply chain é o primeiro reflexo das mudanças no comportamento do consumidor.
O desafio está lançado: será possível reinventar um sistema desenhado para o linear, num mundo que exige o instantâneo?
ORADORES

Pedro Pimentel
Diretor-geral, Centromarca

Manuel Salema Reis
CEO, Avenidas Group

Luísa Santos
Area Manager - Supply Chain Operations, Sonae MC

Virgílio Vaz
Senior Supply Chain Consultant

Pedro Paiva
Diretor de logística, Panidor

Ricardo Marques
Supply chain director, Bel Portugal

Danilo Hassamo
Finance & Supply Chain Director, PrimeDrinks

Beatriz Castanhas
Técnica de estudos de mercado, GS1 Portugal

Filipa Tomás
Founder, Academia Desculpa Lá

Sofia Pereira Lopes
Logistics Consultant, Academia Desculpa Lá

Nuno Serradas Duarte
Co-founder & Executive chairman, Lyzer

Artur Manuel Santos
Supply Chain director, Lactalis

Mauro Monteiro
Business Development Director Iberia, Americold

Vítor Enes
Director Geral de Business Development, Luís Simões
PROGRAMA
13h45 – Credenciação e receção dos participantes
14h30 – Abertura
- Filipe Barros, Managing director – Supply Chain Magazine
14h40 – A incerteza como motor de transformação
- Pedro Pimentel, diretor-geral, Centromarca
15h00 – Tecnologia invisível, impacto visível
- Nuno Serradas Duarte, Co-founder & Executive Chairman, Lyzer
15h20 – Mesa redonda | Entre o Linear e o Instantâneo: Como Reinventar a Supply Chain FMCG?
- Luísa Santos, Area Manager – Supply Chain Operations, Sonae MC
- Manuel Reis, CEO, Avenidas
-
Mauro Monteiro, Business Development Director Iberia, Americold
- Vítor Enes, Director Geral de Business Development, Luís Simões
- Artur Manuel Santos, Supply Chain director, Lactalis
- Moderador: Virgílio Vaz, Senior Supply Chain Consultant
16h00 – Coffee Break & Refreshments
16h25 – Da Reação à Antecipação: A Transformação S&OP na Panidor
- Pedro Paiva, diretor de logística, Panidor
16h45 – Quando as Pessoas Entendem o Todo, Fazem o TUDO
- Sofia Pereira Lopes, Logistics Consultant, Academia Desculpa Lá
- Filipa Tomás, Founder, Academia Desculpa Lá
17h00 – Painel-debate | Insights relevantes para o retalho com a GS1 Portugal
- Ricardo Marques, Supply chain director, Bel Portugal
- Luísa Santos, Area Manager – Supply Chain Operations, Sonae MC
- Danilo Hassamo, Finance & Supply Chain Director, PrimeDrinks
- Moderadora: Beatriz Castanhas, Técnica de estudos de mercado, GS1 Portugal
17h30 – Encerramento
PATROCINADORES
Deixe a sua marca em líderes empresariais influentes, comunique a sua mensagem a uma audiência atenta à inovação, associe-se a conteúdos e informação de relevo, promova diálogos pertinentes e proximidade com o seu público-alvo.
É por isso que estas empresas estão connosco!
GOLD
SILVER
APOIO
Como chegar
Sonae MC
Contactos
Filipe Barros, Executive Manager
filipe.barros@supplychainmagazine.pt
+351 936 171 445
Samantha Casas, Sales Manager
samantha.casas@supplychainmagazine.pt
+351 910 501 018
Dora Assis, Events & Content Manager
dora.assis@supplychainmagazine.pt
+351 918 946 422
INSCRIÇÕES
Juliana Castro, Project Manager
juliana.castro@supplychainmagazine.pt
+351 210 499 074













