A Rangel Logistics Solutions ganha nova dimensão e iniciou 2021 com a sua estratégia de internacionalização a estender-se até ao México, como noticiámos na semana passada. Com um investimento inicial de 750.000€, abriu este mês escritório na Cidade do México, contratou equipas e prevê nos próximos dois anos a abertura de mais três escritórios no pais.

A escolha do México, acabou por impor-se como “o passo seguinte, depois da abertura do Brasil em 2013, para reforçar a nossa presença na América Latina, até pela dimensão, força económica e industrial do país, que é a grande fábrica dos Estados Unidos” – explica Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions.

Quanto aos serviços disponibilizados, a grande aposta é a logística internacional — área em que a Rangel já opera e tem muito know-how, podendo ser o braço logístico do comércio internacional de quem quer exportar ou importar para o México —, mas também passa por explorar oportunidades nos serviços de logística contratual, nomeadamente em logística
industrial, no sector automóvel e em outras indústrias.

Neste país, a estratégia foi a de identificar os principais players e estabelecer parcerias. Desta forma, é possível à Rangel apresentar soluções logísticas aos clientes, aparecendo como um único interlocutor que integra vários operadores. “Cientes de que este é um país em que o setor logístico regista uma forte concorrência, com a presença de todos os grandes players mundiais, nós temos a flexibilidade de um operador local, com capacidade de adaptação às diferentes oportunidades do mercado. Estamos confiantes e, com um forte crescimento no México e em toda América Latina, ganharemos peso no mercado ibérico enquanto operador logístico. Ao mesmo tempo, a crise que se vive actualmente é uma crise que põe em evidência a necessidade de transformação digital e esta é uma das nossas grandes apostas”, afirma Nuno Rangel.

As perspectivas apontam para a continuidade de expansão para outros países já em 2021, dando ainda mais dimensão à marca Rangel e tornando-a cada vez mais sinónimo de “player logístico global”.

A Rangel tornou-se também este mês associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, e o seu Presidente Miguel Gomes da Costa, referiu: “A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana que, ao longo dos seus já 15 anos de existência, tem perseguido como objectivo principal, o desenvolvimento das relações económicas e empresariais entre Portugal e México, acompanha com todo o interesse, e congratula-se, com este novo projecto do Grupo Rangel no México, que dada a sua experiência nacional e internacional, dimensão e área de actividade, estamos certos que irá contribuir para que o grande mercado mexicano possa ser olhado cada vez com mais interesse pelas empresas portuguesas”.

Recorde-se que a internacionalização da Rangel se iniciou em 2007, com a abertura de uma filial em Angola, seguindo-se Moçambique em 2011, Brasil em 2013, e Cabo Verde em 2015 com o objectivo de criar um triângulo logístico entre América, África e Europa.