A Montepino Logística e a Luís Simões juntaram-se uma vez mais para construir um Centro de Operações Logísticas de última geração, que representa um passo em frente nos processos logísticos. A plataforma, que foi inaugurada esta tarde, tem uma área total de 89.000m² e está localizada no polígono de Puerta Centro, Guadalajara, uma localização chave e estratégica para o sector de logística e industrial em Espanha.

Este projecto ‘chave na mão’ da Montepino construído para a Luís Simões envolveu um investimento conjunto de 85 milhões de euros e empregará mais de 450 pessoas, entre colaboradores directos e indirectos. As obras deste avançado complexo logístico foram entregues à INBISA Construcción e prevê-se que todas as naves estejam totalmente operacionais em Maio de 2019.

Durante o evento foram visitadas as instalações e foi possível conhecer os serviços que serão prestados no complexo. Neste novo centro de operações serão prestados serviços adaptados às exigências da logística de grande consumo, bem como 5.350m2 para serviços de Copacking, e-Commerce e câmaras de temperatura controlada, que permitirão dar suporte a diferentes perfis de produtos e clientes.

José Luís Simões, Presidente de Luís Simões, referiu que “este novo Centro de Operações Logísticas revela o nosso compromisso e a nossa aposta em Guadalajara, sem dúvida o futuro núcleo logístico de referência na Península Ibérica e Sul da Europa. Este centro representa mais um passo na estratégia da empresa e responde à ambição da Luís Simões de continuar a expandir as suas operações no mercado espanhol, oferecendo sempre um serviço abrangente e de qualidade a todos e a cada um dos nossos clientes, implementando as últimas tecnologias e inovações do sector “.

Nas palavras do vice-presidente de Operações da Montepino, Juan José Vera, “Este é um dos espaços logísticos mais sofisticados que desenvolvemos até hoje devido ao alto nível de automatização e à distribuição da estrutura interna, que permitirão agilizar e optimizar ao máximo o tempo de cada processo logístico”.

A Luís Simões continua a expandir os seus negócios de transporte e logística em Espanha. Este novo Centro de Operações Logísticas receberá clientes relevantes, entre os quais grandes marcas de consumo, como a Nestlé.

Jordi Aycart, Director de Supply Chain da Nestlé em Espanha explica que “neste centro logístico, ampliaremos a colaboração que temos com a Luís Simões com o objectivo de continuar a produzir soluções para as novas tendências de mercado, que maximizam o nível de satisfação que oferecemos aos nossos clientes e consumidores, com operações cada dia mais flexíveis e confiáveis com o nosso ambiente”.

Máxima capacidade de armazenagem, sustentabilidade e tecnologia de alto nível

Este avançado centro logístico é composto por três naves de 31.158m², 29.083m² e 28.650m², com os respetivos escritórios. O complexo foi projetado para ter capacidade para 178.000 paletes e permitir, diariamente, a entrada de 112 viaturas e a saída de 174. Tais infraestruturas estão dotadas das mais recentes ferramentas tecnológicas, que permitem a automatização na expedição de paletes e uma solução especialmente adaptada às exigências da logística de e-Commerce. Destacam-se ainda as áreas verdes e 800 lugares de estacionamento para veículos ligeiros.

O complexo, construído no Polígono Puerta Centro de Guadalajara, um dos principais núcleos logísticos da Península Ibérica, está inserido numa das áreas estratégicas mais importantes do território espanhol para grandes operadores nacionais e internacionais, devido à ligação direta à auto-estrada A-2, ao Corredor de Henares e Madrid.